13 de agosto de 2020

Atualização da tabela de composição de nutricional francesa

A nova versão da tabela Ciqual inclui detalhes de todos os açúcares individuais(lactose, frutose, glicose, sacarose, maltose e galactose) contidos nos principais alimentos que contribuem para a ingestão de açúcar. Ela também oferece dados atualizados sobre as principais frutas e vegetais, incluindo aqueles cultivados no exterior. E para estar em alinhada com as novas práticas alimentares dos franceses, a nova tabela passou a incluir cerca de cinquenta novos alimentos da dieta vegetariana.

Gerida pela ANSES desde 1985, a tabela Ciqual é sujeita a atualizações regulares graças à realização de programas de amostragem e análise e à recolha de dados de operadores, distribuidores e organizações interprofissionais através da Oqali (Observatório Alimentar)  em particular. .

Fazendo referência a 3.185 alimentos até o momento, é uma das tabelas de composição nutricional mais abrangentes da Europa, e fornece suporte de conhecimento essencial para a avaliação dos riscos nutricionais.

Acessível a todos, o site dedicado tem mais de 70.000 visitas por mês, e é a base de dados de referência de composição nutricional dos alimentos mais consumidos na França.

A versão 2020 também oferece dados atualizados sobre as principais frutas e vegetais, incluindo aqueles cultivados no exterior.  As amostras de mais de cem frutas e vegetais produzidos na França e também das ilhas da Martinica e Reunião (colombo, papaia, fruta pão, chuchu, quiabo, inhame, etc.) também foram coletadas, e possibilitou a produção de dados mais recentes, confiáveis ​​e completos.

Para facilitar a avalição da ingestão de nutrientes por parte dos vegetarianos, a nova tabela Ciqual passou a incluir também dados completos de composição nutricional dos ingredientes (tofu, bebidas vegetais, etc.) e produtos mais sofisticados consumidos nas dietas vegetarianas.

Após uma ampla consulta aos seus utilizadores, a Agência (ANSES) passou a divulgar as áreas de trabalho prioritárias previstas para enriquecer a tabela Ciqual e otimizar a sua utilização.

Esta ampla consulta mostrou que a qualidade da ferramenta Ciqual foi amplamente reconhecida e compartilhada pelos usuários: 93% dos usuários (nutricionistas, fabricantes, distribuidores, associações de consumidores, especialistas em nutrição, etc.) confiam nos dados disponíveis.

Para melhorar as futuras versões do Ciqual, os usuários sugerem enriquecer seu conteúdo (adicionar novos constituintes, novos alimentos, etc.) e otimizar o uso e a visualização dos dados.

Com base nessas propostas, a Agência priorizará os seguintes trabalhos: determinação do teor de açúcares livres e adicionados e estudo dos alimentos orgânicos. Também será realizada uma otimização do mecanismo de busca do site.

Além da implementação dessas ações, o projeto Ciqual continuará um trabalho substantivo para garantir a confiabilidade dos dados publicados, para aumentar a consciência dos usuários sobre a questão da variabilidade na composição nutricional e a incerteza associada a ela.

As conclusões deste grupo de trabalho, parte das quais já respondidas na tabela Ciqual 2020, serão consideradas para a preparação das próximas versões.

Acesse a tabela Ciqual por aqui: https://ciqual.anses.fr/

Foto: Site Ciqual