11
.
04
.
2020

AS SEIS EMPRESAS INOVADORAS DO AGRO 4.0 2020

A Feira Agrícola Internacional de Paris destacou startups revolucionárias. Estas empresas inovadoras abordam os desafios agrícolas e ambientais.

Considerado o principal evento agrícola da França – e provavelmente do mundo todo -, a Feira Agrícola Internacional de Paris (SIA, em francês) tem promovido o encontro dos principais agentes da agricultura mundial há cerca de 50 anos.

Em 2020 a feira teve início no mês de fevereiro e trouxe inovações em todas as áreas, para todos os gostos. Dentre os destaques, estavam as famosas start ups, empresas revolucionárias que têm possibilitado o avanço do Agro no mundo todo.

Estagiários do Agro ParisTech Service Etudes foram conhecer essas 4.0 start-ups que trabalham para a agricultura de amanhã. Modernas e inovadoras, essas empresas em crescimento criam e desenvolvem soluções, aplicativos e tecnologias de alta tecnologia para o benefício de nossos agricultores. Este mês, a ASE optou por apresentar 6 para você, o que nos conquistou com a inovação e a abordagem de RSE.

Confira a tradução das impressões dos estagiários da Agro Paris Tech:

OMBREA
Ombrea tem 4 anos. Fundada em 2016, esta start-up no setor agronômico está desenvolvendo casas de sombra: colocadas acima das hortas comerciais, essas estruturas de alta tecnologia permitem coletar e analisar os dados climáticos de cada parcela, graças à Inteligência Artificial e oferecer proteção adaptada aos riscos climáticos. Graças ao monitoramento agronômico muito preciso, é possível garantir a safra e garantir um rendimento para o produtor diante dos riscos crescentes relacionados às mudanças climáticas, e responder aos desafios ambientais, como o manejo da água e de insumos fitossanitários.

Gostamos da uma abordagem ecológica e um forte compromisso de RSE dentro da estrutura (política de paridade estrita, agricultura sustentável, etc.)

CONNECTING FOOD

Connecting Food é a primeira plataforma europeia de transparência alimentar. O objetivo deles é restaurar a confiança dos consumidores no que eles compram, por meio de um código QR na embalagem dos produtos rastreados. Os consumidores podem digitalizá-lo com seu smartphone para descobrir todo o processo e a rota do lote, graças a uma plataforma digital que garante a rastreabilidade de cada lote de produto ao longo de sua passagem pelas cadeias de produção e auditando os players em tempo real. Os dados são protegidos usando a tecnologia blockchain. Eles, portanto, interagem com todos os atores do sistema: das cooperativas aos distribuidores, permitindo que os agricultores, em particular, aumentem sua produção, e as empresas agroalimentares para provar seus compromissos.

Gostamos do fato de uma empresa reconciliar produtores e consumidores e atender à crescente necessidade de transparência da sociedade.

BAOBA
Uma aplicação que permite explorar e aprimorar os dados da agricultura de precisão, é isso que a BAOBA oferece, software conectado adaptado a cada fazenda (ovelhas, cabras, aves, cultura, etc.). Essa iniciativa fornece aos agricultores ferramentas de gerenciamento para todas as operações, análise de dados e conexão de equipamentos. Também oferece treinamento e suporte sob medida para profissionais preocupados em otimizar sua estratégia, sua organização ou adquirir o domínio do digital e do digital na agricultura, principalmente por meio de workshops ou coaching colaborativos.

Gostamos por se tratar de um aplicativo prático e útil para os agricultores e um desejo real de apoiá-los na transição digital!

A2PASD’ICI
Um mercado de agricultores independentes, no coração de uma grande distribuição, este é o conceito inovador da A2PASD’ICI, que deseja promover uma nova forma de distribuição, promovendo laços sociais e autenticidade. Isso permite que os consumidores encontrem os produtores locais por meio de vendas diretas nas próprias lojas: eles se beneficiam de um espaço dedicado à venda direta de seus produtos, doando uma porcentagem de suas vendas à marca que os recebe. . Cada ator encontra sua conta nesse sistema: se ele garante uma melhor remuneração do produtor graças ao curto-circuito, à qualidade do produto e à experiência autêntica do consumidor, também permite que os distribuidores recuperem sua atratividade.

Gostamos pela possibilidade de um mercado ético que ofereça uma nova maneira de consumir, atento aos desafios dos produtores e aos desejos dos consumidores.

Weather Measures
Especialista em meteorologia de precisão, a Weather Measures coloca seus conhecimentos a serviço da agricultura de precisão, a fim de ajudar os produtores a melhorar seus rendimentos e reduzir a irrigação. Também ajuda a indústria (estabelecendo protocolos de alerta, recomendações, etc.) e facilita a previsão e o gerenciamento de riscos relacionados ao meio ambiente (inundações, inundações, etc.). Para isso, apoia seus clientes na escolha e implementação de dispositivos adequados. Ele analisa e processa dados para fornecer uma resposta adequada, graças a uma plataforma configurada para fornecer todos os tipos de dados. Assim, esta IA é programada para responder aos problemas das várias estruturas afetadas pela sensibilidade ao clima.

Gostamos da versatilidade: Weather Measures garante, ajuda na segurança das empresas, tanto nos campos da indústria quanto na agricultura!

WEENAT
Na mesma categoria, ligada à experiência meteorológica, Weenat oferece estações agro-meteorológicas conectadas e ferramentas agronômicas adaptadas a cada parcela, a fim de facilitar sua proteção e apoiar o agricultor em sua tomada de decisão: parâmetros-chave e alertas configuráveis ​​são definidos para acompanhar em tempo real a evolução das condições favoráveis ​​a doenças, pragas ou geadas, otimizar a produtividade e garantir a colheita. Oferecem soluções especializadas em lavouras de campo, batatas, viticultura, policultura / pecuária e arboricultura e, em parceria com o grupo Seenergi Maï’zy, uma ferramenta para pilotar milho forrageiro recompensado com a Inel d’Or em 2019.

Gostamos pois é uma ferramenta específica para cada tipo de agricultura e uma aplicação fácil de usar: as soluções Weenat são adequadas para todos os agricultores e todos os tipos de agricultura.

Se a crise de saúde pela qual estamos passando atualmente fez com que a exposição terminasse mais cedo, a ASE ainda teve a oportunidade de descobrir as empresas dinâmicas e inovadoras do Agri 4.0.

Essas startups promissoras provam que em todos os lugares estão surgindo soluções para enfrentar os desafios agrícolas e ambientais e colocar a tecnologia ao serviço dos agricultores.”

Temos acompanhado o desenvolvimento e a expansão do Agro 4.0, também chamado de ‘agricultura digital’, em todo o mundo. Um setor que por muito tempo permaneceu isolado e até mal entendido, agora ganha destaque e a atenção das mais altas tecnologias.

Em meio à crise atual gerada pela pandemia do Covid-19, tivemos a chance de olhar para o agro por outro ângulo, com a chance de valorizar ainda mais os que têm feito tanto por todos nós.

Mariana Moro – Graduanda USP-FZEA e Estagiária Verakis

Fonte: https://agroparistech-service-etudes.fr/les-6-entreprises-innovantes-de-lagri-4-0-au-sia-2020-dapres-agroparistech-service-etudes/

Imagem de DJI-Agras por Pixabay