15 de fevereiro de 2021

Receitas de filmes do estúdio Ghibli

Nunca é demais frisar a importância da alimentação no cotidiano dos japoneses, em sua cultura. Muito presente na literatura, a gastronomia e as cenas de refeição abundam também na sétima arte japonesa, a ponto fazer parte do centro da trama, como no extraordinário “Tampopo”, de Juzo Itami.

“Quer sejam momentos de convivência familiar, de conforto em situações difíceis ou de terríveis tentações, as cenas de culinária são sempre de suma importância nos filmes do estúdio de cinema de animação japonês Ghibli.

Estes bons pequenos pratos estão chegando agora aos nossos pratos!” (https://ynnis-editions.fr/produit/les-recettes-des-films-du-studio-ghibli-precommande/)

A Ynnis, uma pequena editora francesa, teve a ideia de identificar todos os pratos degustados na tela em longas-metragens dos estúdios Ghibli, para apresentá-los e, principalmente, para explicar sua preparação em imagens.

De panquecas de feijão vermelho de “Chihiro”, aos suculentos ramen de “Ponyo”, incluindo a torta de arenque e abóbora de “Kiki”, ou a fritada de cogumelos da “Princesa Kaguya”, as receitas são apresentadas e explicadas.

Que maravilha que é a arte, que pode, de diversas maneiras nos encantar, nos fazer viajar, nos ensinar, nos aproximar de culturas diferentes, e transmitir conhecimento.

Toda forma de compartilhar conhecimento vale a pena! E é por isso que a Verakis incentiva e dissemina diversas e diferentes formas de compartilhar o que é mais precioso para a humanidade: o conhecimento.

 

Popularização das ciências:

A Verakis tem projetos de popularização das ciências dos alimentos e da alimentação, e cria ou orienta projetos para terceiros.

Se você é daqueles que gostaria de entender mais sobre popularização das ciências, e compartilhar seu conhecimento de maneira adequada, utilizando métodos conscientes e rebuscados, siga as atividades da Verakis.