17 de May de 2022

Plano de Negócios é importante para o sucesso do seu empreendimento

Para aqueles que têm o espírito empreendedor ou sonham em abrir um empreendimento próprio, com certeza já ouviram falar de Plano de Negócios. E apesar da teoria ser simples, a prática do desenvolvimento de um planejamento provoca desânimo em muitas pessoas. 

Mas não pense que esse passo é dispensável para a abertura de um negócio. Um bom planejamento antecipa as situações e norteia todos os colaboradores e fornecedores sobre a execução de atividades de uma empresa. 

 

O que é um Plano de Negócio?

Para aqueles que nunca ouviram falar desse termo, o Plano de Negócio é um documento que descreve um empreendimento, juntamente com os objetivos e como alcançá-los. Assim como tenta prever erros ou acertos, a fim de diminuir as incertezas. O Plano de Negócio é tido como uma bússola para os empreendimentos porque nele é demonstrado quais caminhos seguir para que o empreendimento tenha viabilidade econômica e se estabeleça no mercado que deseja. 

 

Não se engane!

Um Plano de Negócio não é somente um conjunto de ideias ou soluções irrelevantes, ele precisa ser bem estruturado, e conter perguntas e respostas para nortear a todos da empresa, baseado em pesquisas de mercado. Por isso, essa etapa de planejamento exige persistência. 

 

E qual a importância do Plano de Negócio?

O Plano de Negócio auxilia na diminuição de instabilidades de um empreendimento, diminuindo o tempo gasto para pensar em soluções, assim como prever e evitar erros. Caso já tenha um empreendimento e não há um Plano de Negócio, esse documento é capaz de alavancar sua empresa.

 

Por onde começar?

  • Defina detalhadamente seu negócio – O que é sua empresa? Quais os produtos ou serviços a serem comercializados? Qual é o público que deseja alcançar? Qual a localização do seu empreendimento?
  • Analise a viabilidade econômica – Quanto será preciso investir? Qual será o faturamento? Qual o lucro esperado? Em quanto tempo meu investimento retornará?

 

Para ajudar nessa tarefa, inscreva-se no próximo Verakis Conecta sobre “Plano de negócios no setor agroalimentar”, que ocorrerá no dia 20/05/2022 às 14h00 (BR) / 18h00 (PT), contaremos com a presença de José Carlos F. Pereira, MBA Executivo em Gestão Empresarial – ESADE Business & Law School, que apresentará os princípios básicos para o desenvolvimento de um plano de negócio, por onde começar, como elaborar o plano de negócios e dicas para colocá-lo em prática. 

Link para inscrição: https://verakis.com/conecta/plano-de-negocios-setor-agroalimentar/

 

Renata Lênnen – Cientista de Alimentos – UFMT , Embaixadora e Tutora Verakis