Existe os que precisam escrever, os que devem escrever, os que escrevem, e os que sabem escrever e os que aprenderam escrever.
Existe os que precisam comunicar, os que devem comunicar, os que pensam comunicar, os que comunicam errado, e os que sabem comunicar: os que aprenderam comunicar e se preocupam verdadeiramente com o seu público.
Comunicar exige um mínimo de preparo e um máximo de organização, estratégia e técnica.
Comunicar (tornar uma ideia comum) começa pela organização das ideias, pela compilação das informações e passa pela escrita, pela identidade visual, pelas imagens, voz, dentre outros.
Transformar ideias, pensamentos e informações em algo material, que é a escrita, é o alicerce de uma boa comunicação. Mesmo que se venha a desenvolver um vídeo, uma ilustração, uma fotografia ou um discurso falado, a argumentação e a mensagem embutida na mesma tem que ser estruturadas! E é por meio da escrita que se estrutura um argumento e uma mensagem adequada.
Além da organização de ideias, argumentação e mensagem, para ser “ouvido” deve-se conhecer seu público, adaptar a linguagem, estudar a pertinência e o impacto de uma mensagem, escolher as melhores palavras e a ordem das mesmas, prestar atenção na sintaxe (criação das frases), dentre outros.
Nas áreas dos alimentos e da alimentação a boa mensagem, o conteúdo correto e coerente, fazem-se urgentes!
As “desinformações” nestas áreas sempre existiram pois de um lado há a ignorância dos que não sabem sobre o tema e escrevem usando fontes suspeitas, e por outro lado há os que entendem do assunto mas erram quando tentam comunicar.
Você conhece o Projeto “A comida na boca do povo” da Verakis, cujo o intuito é valorizar a transmissão do conhecimento técnico científico nas áreas de alimentos e alimentação, através de uma série de projetos, ações, cursos e formações de popularização científica.
O objetivo deste projeto, que existe desde 2013, é melhorar a qualidade das informações sobre alimentos e alimentação que circulam pela internet, incluindo as redes sociais e proteger o público leigo para que não comprometam sua saúde e suas finanças com modismos absurdos.
Se você é especialista, pesquisador ou estudante das áreas de alimentos e alimentação, se interessa por comunicação e se preocupa com a informação que chega ao seu público, esta oportunidade é sua!
O projeto A comida na boca do povo” da Verakis é dirigido pela Juliana T. Grazini dos Santos, Doutora em Informação e Comunicação/Jornalismo Científico/Popularização Científica pela Universidade de Paris 7(Denis -Diderot), vive há mais de 20 anos na França, onde pesquisa e desenvolve trabalhos de jornalismo científico, popularização da ciência e comunicação nas áreas de alimentos, alimentação e nutrição.
Fique de olho pois vem novidade para 2023!