08
.
02
.
2022

Crianças, alimentação e cidadania

Na 25ª edição do Parlamento Infantil na França, crianças discutiram alimentação sustentável e venceram com projeto de lei para alimentos saudáveis.

Na 25ª edição do Parlamento Infantil na França, o tema proposto para discussão pelas crianças foi uma “alimentação sustentável e equilibrada”.

“Mais de 700 classes de escolas participaram”, comentou Richard Ferrand, presidente da Assembleia Nacional.

Foram alunos do colégio francês de Dublin, na Irlanda, que venceram com um projeto de lei destinado a regular a comercialização de produtos alimentícios nos pontos de venda.

Eles sugeriram que expositores contendo balas, doces e produtos de baixo valor nutricional sejam proibidos na entrada das lojas, no topo das prateleiras e nos caixas.

Para não facilitar sua acessibilidade, eles não querem que esses produtos sejam colocados nas prateleiras entre 80 e 130 cm de altura.

Quanto às embalagens de produtos destinados ao público infantil, eles querem que o Nutri-Score seja apresentado na parte frontal e não no verso do produto.

Nota: Lançado em 1994, o Parlamento Infantil é uma operação organizada pela Assembleia Nacional em colaboração com a Educação Nacional Francesa. O objetivo é oferecer aos alunos do 4º ano uma aula de educação cívica, oferecendo-lhes a oportunidade de descobrir a função de legislador, através da elaboração de um projeto de lei. A proposta vencedora pode ser adotada pelo deputado do círculo eleitoral em questão.

Imagem: CoxinhaFotos