13 de novembro de 2020

A culinária caipira da Paulistânia – Papo à Mesa Verakis

A Cozinha Brasileira e o que ela representa tem sido discutido atualmente.

De fato, é um tema que toca no íntimo de cada um, pois a alimentação é fonte de memória e identidade. Mas é preciso ir além para que se enxergue as dimensões sociais e antropológicas.

E foi com esta proposta que o “Papo à Mesa” -, um projeto online da Verakis para discutir obras que afloram um olhar diferente sobre a alimentação, recebeu a professora de Gastronomia e Mestra em Culturas e Identidades Brasileiras pelo IEB-USP, Paula Feliciano, para apresentar o livro “A culinária caipira da Paulistânia” de Carlos Alberto Dória e Marcelo Corrêa Bastos, com a presença do autor Carlos Alberto Dória.

Neste livro os autores traçam um panorama do que é a “Cozinha Caipira”, em uma contextualização do histórico, do literário e do culinário.

No evento, a Profa. Paula Feliciano fez considerações sobre o que é a “Cozinha Brasileira” e, em suas palavras, “os brasis culinários”, temática que é também abordada em um outro livro do mesmo autor : ” Formação da Cozinha Brasileira: escritos sobre a cozinha inzoneira”.

Em seguida foi a presentado o livro proposto, “A culinária Caipira da Paulistânia”, pelas suas divisões, onde introduz o ponto de partida da alimentação caipira e o significado de “Paulistânia”, em uma viagem simbólica e histórica. A segunda parte do livro relata o foco da construção da cozinha caipira, abarcando as receitas, os ingredientes e os modos de fazer.

A Profa. Paula mencionou que talvez haja um novo caminho para pensar essa culinária, ao abandonar-se a visão caricata do caipira, e a partir da abordagem mais aprofundada do livro, pode-se compreender a riqueza e a importância dessa cultura.

Darcy Ribeiro, já trazia para discursão a necessidade de reconhecer esse valor, pois: “Uma comunidade caipira que conserva as formas tradicionais de sociabilidade é, hoje, uma sobrevivência rara (…) ”

Assim, alguns dos apontamentos contemplados pela Profa. Paula Feliciano sobre os caipiras foram:

Quem são?

O livro “A culinária caipira da Paulistânia” destaca a cozinha dos Guaranis como um ponto de partida protagonista dessa culinária.

Onde vivem?

O local seria encontrado a partir da “mancha culinária da Paulistânia” que estaria situada entre os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, parte do Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

O que comem?

Ingredientes como milho, abóbora, feijão, mandioca, banha de porco e plantas ganharam destaque.

 

No final a Profa. Paula (que é natural de Mogi das Cruzes-SP, presente nos limites desse recorte denominado no livro como Paulistânia) cfez uma reflexão a partir de sua memória alimentar familiar em relação à coleção de receitas apresentadas no livro.

Depois da apresentação do livro, o autor Carlos Alberto Dória também contribui com reflexões valiosas e respostas às perguntas dos participantes.

 

Assista à apresentação completa:

“A Culinária Caipira da Paulistânia”, livro de Carlos Alberto Dória e Marcelo Corrêa Bastos, apresentado no Papo à Mesa pela Paula de Oliveira Feliciano, no dia 24 de outubro de 2020, está disponível no Youtube no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=P5j4RK4NKxI

 

Saiba mais:

DÓRIA, Carlos Alberto; BASTOS, Marcelo Corrêa. A culinária caipira da Paulistânia: a história e as receitas de um modo antigo de comer. Três Estrelas, 2018.

DÓRIA, Carlos Alberto. A formação da culinária brasileira: escritos sobre a cozinha inzoneira. Três Estrelas, 2014.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. Global Editora e Distribuidora Ltda, 2015. Citação direta: p.287

Texto: Nayane Bezerra

 

Nayane Bezerra é graduada em Gastronomia pelo Instituto Federal do Ceará, pós-graduanda no curso Cozinha Brasileira no Centro Universitário Senac Campos do Jordão e estagiária da Verakis.