A popularização da ciência é uma das ferramentas de comunicação científica usadas para transmitir conhecimento a vários públicos.
Quando se populariza ciência há o desejo de reduzir a famosa “lacuna” que separa “cientistas” de “leigos” e tornar a ciência um assunto de todos.
Os popularizadores podem ser : jornalistas científicos (imprensa, TV, rádio, web), escritores, pesquisadores ou mesmo mediador ou animador científico.
Que são as funções dos popularizadores ?
Tradução
Traduzir termos e conceitos incompreendidos pela maioria, em termos acessíveis a todos; em uma espécie de linguagem “comum”.
Ensino
Os popularizadores seriam os professores de um público-alvo bastante definido: alunos e estudantes.
Significação das ciências
Ensinar o que é o método e a abordagem científica, o que é a ciência “em construção” , antes de transmitir o conhecimento adquirido pela ciência.
Transmitir segurança ao grande público
Revelar os métodos, desmistificá-los e mostrar que eles não são reservadas para uma elite e que os cidadãos também podem se apropriar deles e se interessar por eles.
Preparar o grande público
Treinar e fazer com que o grande público se aproprie do “método científico”, através do desenvolvimento de habilidades de observação, pensamento crítico e objetividade. O objetivo é tornar os cidadãos autônomos com uma verdadeira opinião, cientificamente informada.
Informar
Disseminar o conhecimento atual ao público em geral.
Cada função é importante e necessária, principalmente nas sociedades onde se incita a democracia, e onde se procura a participação de cada cidadão para a tomada de decisões.
Se ciência é primordial para a evolução das sociedades, fazer com que cada cidadão compreenda o papel da ciência, os seu métodos, e resultados, e tenha capacidade crítica para escolher linhas de pesquisa, temas de pesquisa, e aceitar alguns tipos de resultados, a popularização da ciência é fundamental para a valorização e perpetuação das ciências.
Foto: HG-Fotografie