Quando falamos de comida e culinária também estamos falando de expressão cultural, subjetiva e sentimental. E quando tentamos entender sobre um povo ou sobre uma pessoa, temos que entender também como essa pessoa se expressa de forma alimentar, pois a expressão culinária é a expressão cultural desse local.
A partir do questionamento de qual seria o alimento ou o prato típico da cidade de Macaé, no interior do Rio de Janeiro, pela vontade de entender e abraçar a população, foi criado o projeto de extensão “COMER E CONVERSAR, É SÓ COMEÇAR – a roda de conversa como estratégia de construção de saberes culinários em Macaé”.
O objetivo do projeto foi reunir e registrar as histórias trazidas pela população através de relatos de cidadãos Macaenses, preferencialmente, idosos ou que residam a muito tempo em Macaé, pois entende-se que os indivíduos que já vivem a muito tempo em um local, já agregam muito dessa culinária no seu dia a dia.
Foram feitas rodas de conversa com os idosos das Estratégias de Saúde da Família (ESF), que funcionam como postos de saúde, visando evitar a seletividade no dialogo, partindo de uma premissa horizontal, de igual para igual, sem divisão de professores, alunos, população e agentes de saúde.
As atividades foram feitas com base no resgate da memória afetiva e culinária. Ao final de todo encontro era solicitada uma tarefa de casa, que era levar uma receita culinária, um prato que gostava de fazer, com o objetivo de identificar se tinham ou não um prato específico daquela população.
Apesar de ser um projeto pequeno, por ter sido realizado com uma pequena parcela da população em um curto período de tempo, foi um projeto grandioso, ao passo que foi possível entender um hábito alimentar da cultura que não era sabido anteriormente e como o alimento é um veículo de identidade, de saudade, de expressão e de ativismo.
Assista à apresentação completa:
“COMER E CONVERSAR, É SÓ COMEÇAR”, apresentado pela Nutricionista Carolina Daumas no Papo à Mesa, no dia 09 de abril de 2022.
Disponível no YouTube: https://youtu.be/os7Q3kh0WDs
Imagem: CREATISTA