Por meio do uso das redes sociais, as empresas podem atender melhor a demanda, aumentar a fidelização de clientes, melhorar a comunicação e o posicionamento da marca.
No objeto do estudo que apresento, eles se referem à forma como a McDonald’s atua na rede social Instagram dos diferentes mercados onde está inserida.
O McDonald’s monitora mais de três milhões de conversas nas redes sociais todos os meses, em busca de oportunidades que seu departamento de marketing possa aproveitar, para o qual utiliza ferramentas que ajudam a aumentar a velocidade e a visibilidade das tendências que estão surgindo.
O estudo compara as práticas de publicidade de mídia social do McDonald’s em 15 países de renda alta, média-alta e média-baixa, segundo o estudo:
- Os três países de renda média baixa tinham mais postagens do que os cinco países de alta renda e os sete países de alta renda.
- Aproximadamente 12% das postagens nos países de alta renda incluíam tópicos voltados para crianças, em comparação com 22% nos países de baixa renda.
- Os 14% das postagens em países de renda alta incluíam promoções de preços e brindes, em comparação com 40% em países de renda média-baixa.
A publicidade nas redes sociais permitiu que o McDonald’s alcançasse milhões de consumidores com marketing diferenciado, baseado na renda dos diferentes mercados e de forma desproporcional entre países de renda alta ou média-alta e de renda média-baixa. onde as promoções de preços eram desproporcionalmente mais altas .
Isso tem o potencial de aumentar o risco de doenças relacionadas à dieta nessas populações.
É por isso que políticas, regulamentações e incentivos claros precisam existir e ser aplicados para responsabilizar as empresas por seu papel na formação da dieta infantil, onde os setores público e privado devem estar alinhados.
Alberto Berga Monge – Madrid, 26 de outubro de 2022.
Imagem: Pavlovska Yevheniia