26
.
01
.
2023

Arte e educação alimentar

Personagem fictício facilita compreensão e identificação em diferentes culturas sem envolvimento emocional direto. Workshop da Verakis ensina a comunicar via arte.

A encarnação de um personagem fictício, que transmite uma mensagem e por meio de códigos visuais reconhecíveis permite que o público alvo olhe para ele, e o ouça de outra forma, simplesmente porque eles estão em seu nível de compreensão.

Quando uma criança que assiste a um desenho animado ela pode se identificar com o personagem porque ele tem os mesmos códigos de comportamento e linguagem que ele.

Somos sempre muito mais objetivos e receptivos quando alguém nos fala sobre seu problema. Isso é porque não estamos diretamente envolvidos. Nós somos espectadores simples. Isso é exatamente o que acontece quando assistimos a uma peça ou a um filme ou lemos um livro de ficção.

O personagem nos permite identificar a nós mesmos, reconhecemos nele algumas semelhanças sem nos sentir emocionalmente envolvidos. Esse distanciamento emocional torna mais fácil identificar o problema e encontrar soluções.

Além disso, sua forma oral é reconhecível por quase todas as culturas e todas as idades. Você não precisa saber ler ou escrever para entender uma peça ou filme.

Todos na platéia ouvirão e entenderão a (s) mensagem (s) com base em sua capacidade, referências, idade e cultura. De qualquer forma, algo nos chamou a atenção em diferentes níveis de leitura, porque são códigos, representações, emoções reconhecíveis em qualquer idade.

Não é mais um mero discurso teórico, é uma história com pessoas reais que falam conosco e realmente olham para nós.

No Workshop “Arte alimento: a comida com arte” da Verakis os participantes aprendem mais sobre esse processo com artistas. E saem mais consciente desse processo de aprendizado por meio das artes.

O objetivo é incitar a criatividade e aprender novas formas de comunicar com nosso público alvo.

Nous vous attendons à Paris!