A história é contada por Pascal Griset, Jean-Pierre Williot e Yves Bouvier, no livro “Enfrentando Riscos, uma História da Segurança Alimentar à Saúde Ambiental”, conta percurso e o que está na origem do sistema de segurança de alimentos na França e, em particular, a criação de uma agência dedicada à segurança dos alimentos , do meio ambiente e do trabalho.
O livro comemora os 10 anos de criação da ANSES (Agência Nacional de Segurança Sanitária da Alimentação, do Meio Ambiente e do Trabalho – França) e já está disponível nas livrarias francesas e no Amazon .
O livro foi escrito por três historiadores que compartilharam suas opiniões e suas visões sobre a evolução da segurança sanitária na França, desde o Iluminismo até os dias atuais, em 208 páginas ilustradas que evocam os avanços ligados ao progresso científico e médico, o impacto das principais crises de saúde, a evolução das preocupações sociais e do sistema de saúde pública.
Segue a tradução da contra capa :
« “Enfrentando riscos” traça a história da segurança sanitária na França, desde o século do Iluminismo até os dias atuais. Uma história onde se cruzam e se respondem os progressos científico e médico, o impacto de grandes crises como o amianto ou doença da vaca louca, a sofisticação crescente do nosso sistema de saúde pública, e mudanças nas preocupações da sociedade.
Década após década, desenvolvimentos significativos na segurança de alimentos acabaram com as contaminações mortais dos séculos passados enquanto novas preocupações surgiram sobre o meio ambiente, sobre a saúde de humanos, animais e ecossistemas.
Com o tempo adquiriu-se conhecimentos específicos em segurança dos alimentos, saúde animal e saúde ambiental. Às vezes aclamado, às vezes controverso, ela enfrenta um influxo de conhecimento e questões cada vez mais difíceis para investigar – múltiplas poluições químicas, desreguladores endócrinos, impactos e riscos de saúde combinados … – no contexto de tecnologias em constante evolução e escolhas sociais e convulsões climáticas. A necessidade de experiência robusta e independente incentivou, na virada do século, a criação de várias agências responsáveis por questões de saúde, incluindo a Agência Nacional de Segurança Sanitária da Alimentação, do Meio Ambiente e do Trabalho. À medida que a consciência e o progresso da ciência crescem, em uma sociedade cada vez mais sensível às questões ambientais e de saúde, este livro mostra quanto as responsabilidades do poder público, o papel dos especialistas, o status até mesmo o conhecimento está sujeito a questões constantemente renovadas. »
Os autores de “Enfrentando os riscos”:
Pascal GRISET é professor de história contemporânea na Universidade Sorbonne , onde dirige o Centro de Pesquisa em História da Inovação da UMR Sirice. Ele também preside o Comitê de História do Inserm.
Jean-Pierre WILLIOT é professor de história econômica contemporânea naUniversidade Sorbonne . Ele é especialista em história da alimentação, interessado em questões relacionadas à inovação.
Yves BOUVIER é professor de história contemporânea na Universidade Sorbonne. Seu trabalho se concentra principalmente na história da inovação em relação à história da energia e do meio ambiente.
Foto – Capa do livro “Face aux risques”