23
.
03
.
2024

A alimentação ética, ética da alimentação e suas controvérsias - Alimentação: Avanços e Controvérsias

A alimentação ética e a ética da alimentação são temas imbuídos de controvérsias, conflitos de interesse, desinteresse, pudor e covardia e por isso devem ser discutidos e debatidos.

Este é o terceiro livro da Coleção Verakis: Visão Plural da Alimentação, este livro aborda os temas que foram apresentados por diversos profissionais durante o workshop Alimentação: Avanços e Controvérsias realizado em 2022, cujo tema foi a "A alimentação ética, ética da alimentação e suas controvérsias".

A ética alimentar é polimórfica e pode ser tanto sobre o aspecto econômico (“com um produto a esse preço, o produtor ganha a vida?”) do que no aspecto ecológico (locavorismo, curto-circuito, orgânico...) ou cultural. (La nécessaire éthique alimentaire, Jean-Jacques BOUTAUD e convidados)

A alimentação, pelos seus meios de produção, distribuição, armazenamento, e pelos hábitos de consumo, pode prejudicar os seres humanos e animais bem como a natureza, se não respeitarem os recursos naturais, não protegerem a natureza, não levarem à sério o direito à alimentação, não respeitarem o indivíduo, se comprometerem com o coletivo. O engajamento efetivo para a produção de alimentos saudáveis, seguros, justos, a produção responsável e segura, e o acesso igualitário fazem parte da ética da alimentação.

Enquanto o consumo ético é definido e define quem consome, o que consome, como consome, onde consome, de quem consome, quando consome, quanto consome.

A alimentação ética é um tema controverso.

Organizadoras:

Juliana T. Grazini dos Santos: Doutora. em Informação e comunicação pela Universidade de Paris VII (Denis Diderot), Diretora da Verakis Food Academy e Presidente da Fundação Verakis, trabalha com mediação das ciências dos alimentos, da alimentação e da nutrição há mais de 3 décadas.

Paula Feliciano: Mestra em Culturas e Identidades Brasileiras pelo IEB-USP, graduada em Gastronomia e pós-graduada em Docência para o Ensino Superior pelo Senac São Paulo. Tem formação em Patrimônio, Memória e Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Referência do museu Casa Mário de Andrade e passou por estágios na Fundação Alícia e no Observatório de Alimentação da Universidade de Barcelona. Atua como coordenadora de projetos na Verakis Brasil, pesquisadora de cultura e culinária e como professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Gastronomia no Centro Universitário Senac em temas como pesquisa culinária, patrimônio alimentar, turismo gastronômico, dentre outros. Autora do livro “Produtos de Origem e Patrimônio Alimentar” pela Editora Senac.

Julie Cavignac:


Caroline Filla Rosaneli:

Faça a sua inscrição
Arquivo Papo à Mesa
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin at est volutpat, iaculis nunc eget, consequat augue. Suspendisse at ligula metus. Donec luctus efficitur massa non dapibus. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum.