Visita técnica

Alimentos, Soberania e Segurança Alimentar

De 08/06/2019 à 15/06/2019
Barcelona - Espanha

O programa de visitas técnicas Verakis consta de 10 a 12 experiências/ vivências em locais onde se trabalha e realiza projetos com foco na Soberania e Segurança Alimentar.

O grande diferencial é que em cada visita, acompanhada por tutores que orientam o grupo quanto ao conteúdo técnico abordado e fazem as traduções necessárias, se conhece os profissionais e a filosofia das empresas/instituições, assim como se conhece os fundamentos de um projeto ou serviço, se observa as ações desenvolvidas, e no final, é promovida uma discussão sobre o tema.

Cada projeto, serviço ou instituição visitado é visto por meio de abordagens antropológicas, sociológicas, políticas, de desenvolvimento social, economia, história, cultura, gastronomia, aspectos técnicos e científicos. Este é outro aspecto original do programa Verakis, pois cada assunto é observado e discutido por diversos pontos de vista.

 

 

Objetivo:

Discutir sobre soberania e segurança alimentar na Espanha e U.E. e conhecer projetos políticos, sociais e de investigação sobre o tema.

Direção:

Juliana T. Grazini dos Santos - Doutora em Informação e Comunicação/Jornalismo Científico/Popularização Científica pela Universidade de Paris 7(Denis -Diderot), vive há mais de 20 anos na França, onde pesquisa e desenvolve trabalhos de jornalismo científico, popularização da ciência e comunicação nas áreas de alimentos, alimentação e nutrição.

Coordenação:

Maria Clara Prata Gaspar de Moraes é professora associada na Universidade de Barcelona, Doutora em Sociologia pela Universidade de Toulouse Jean-Jaurès (França) e Alimentação e Nutrição da Universidade de Barcelona, Mestre em Ciências Sociais aplicadas à Alimentação na Universidade de Toulouse Jean-Jaurès,  Bacharel em Nutrição Humana, e desde 2010  é membro do Observatório de Alimentos (Universitat de Barcelona) e do CERTOP (Université de Toulouse).

Para Quem:

Profissionais, estudantes e amadores das áreas de alimentos e alimentação, sensíveis e engajados com a alimentação do futuro.
Certificação internacional: Verakis/ Odela

Diferencial:

Em cada visita, acompanhada por tutores que orientam o grupo quanto ao conteúdo técnico abordado e fazem as traduções necessárias, se conhece os profissionais e a filosofia das empresas/instituições, assim como se conhece os fundamentos de um projeto ou serviço, se observa as ações desenvolvidas, e no final, é promovida uma discussão sobre o tema.

Faz parte do programa:

  • Restaurantes sociais;
  • Fundação Alícia (gastronomia sustentável);
  • Mercados catalães;
  • Ações públicas em SSAN;
  • Observatorio de la Alimentacion (ODELA) - Campus Alimentacion, Universitat de Barcelona;
  • Hortas Urbanas;
  • Produção Sustentável de Alimentos;
  • Gestão do aproveitamento e desperdício de alimentos;
  • Ações de promoção da SSAN para grande público (escolas, mídias, etc);
  • Desafios contemporâneos da Segurança Alimentar e Nutricional.
Vagas:
Mínimo 7 e Máximo 10.
Idioma(s):
Espanhol, Inglês. (Com tradução para o português)
Fechar Interessado? Envie sua mensagem

Interessado? Envie sua mensagem: