#acomidanabocadopovo

A comida gravada

De 05/10/2020 à 16/10/2020
CURSO ONLINE

O Ateliê “A comida gravada: criando vídeos, filmes e podcasts de forma correta para seu assunto e  adequados ao seu público” faz parte do Projeto #acomidanapocadopovo cujo o intuito é valorizar a comunicação no setor dos alimentos e da alimentação, por meio de uma série de projetos, ações e cursos.

“A comida gravada” consta de aprendizado e prática de técnicas  para construção argumentativa de vídeos, filmes e podcasts para empreendedores , profissionais, pesquisadores e estudantes das áreas de alimentos e alimentação, informarem e comunicarem adequadamente com o seu público.

São 9 horas de imersão prática sobre o tema, sustentadas pela experiência da Verakis em popularização das ciências dos alimentos e alimentação.

Este ateliê é ministrado por Rafael Parreira Martins: roteirista e videomaker formado pela Universidade Federal de São Carlos, em roteiro para diversas plataformas. Atualmente, trabalha como videomaker freelancer, participando de todas as etapas da criação de uma obra audiovisual. Participou de curtas-metragens como “Sobre o Muro” (2017), nas funções de roteiro e direção, e do curta em animação “De passagem” (2017), como animador, curta que participou da 25 edição do festival Anima Mundi.

&

 Mateus Benetazzo Serrer: cinegrafista formado pela Universidade Federal de São Carlos; participou de curtas premiados como ‘Homem Sem Sonho’ e ‘Chegamos Antes’, além de ter trabalhado no mercado publicitário de João Pessoa.”

Direção:

Juliana T. Grazini dos Santos - Doutora em Informação e Comunicação/Jornalismo Científico/Popularização Científica pela Universidade de Paris 7(Denis -Diderot), vive há mais de 20 anos na França, onde pesquisa e desenvolve trabalhos de jornalismo científico, popularização da ciência e comunicação nas áreas de alimentos, alimentação e nutrição.

Adriano Andreghetto – Formado em Ciências dos Alimentos pela ESALQ/USP e Mestre em Marketing Digital pela Universidade Europeia (Lisboa) cujo tema da dissertação é “A procura por informação sobre alimentação saudável nos media digitais”.  Vive em Portugal desde 2017 e é atualmente responsável pelas ações de Marketing Digital da Verakis. Durante sua carreira já trabalhou com projetos nas áreas de sustentabilidade e desperdício de alimentos, com projetos em Portugal, Suíça e Alemanha.

Cordenação

Paula de Oliveira Feliciano -  Mestre em Culturas e Identidades Brasileiras pelo IEB/USP, graduada em Gastronomia e pós-graduada em Docência para o Ensino Superior pelo Centro Universitário Senac. Chefe de Projetos Verakis Brasil e Gerente Internacional Verakis. Atua há 10 anos como professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Gastronomia no Centro Universitário Senac Campos do Jordão, onde leciona disciplinas relacionadas à regionalismo, pesquisa de ingredientes e sustentabilidade. Foi bolsista no programa de estágio da Fundació Alícia/ Espanha, centro de pesquisa em cozinha, sustentabilidade e impacto social e estagiária no Observatori d'Alimentació da Universitat de Barcelona (ODELA-UB), desenvolvendo atividades na linha de pesquisa Turismo Gastronômico.

Para quem:

Profissionais, especialistas, pesquisadores e estudantes das áreas de alimentos e alimentação, que se interessam por comunicação e se preocupam com a informação que chega ao seu público.
Certificação internacional: Verakis

Conteúdo

  • Estratégia de criação de conteúdos em vídeo – storytelling : construção da narrativa;
  • Técnicas de gravação de vídeo: equipamento, cenário, som e iluminação;
  • Comunicação do profissional por vídeo: voz, gestos e posturas;
  • Plataformas para divulgação de conteúdos de vídeo: "Youtube" como plataforma de edição e divulgação de conteúdos em vídeo;
  • Estratégia de criação de conteúdos para podcasts;
  • Ferramentas e plataformas para podcasts;
  • Comunicação do profissional por podcast: tom de voz, entonação, cadência...;
  • Criação de filmes: do começo ao fim.
Vagas:
Mínimo 07 e Máximo 12.
Idioma(s):
Português
Fechar Interessado? Envie sua mensagem

Interessado? Envie sua mensagem: