11 de March de 2021

Um texto não é atraente sozinho

As ilustrações são usadas na imprensa há muito tempo, o texto por si só não é suficiente para informar o público.

Elas servem como suporte para um artigo, mas também servem para chamar a atenção do leitor graças às suas cores, ao seu significado … Algumas pessoas só lêem as legendas das fotos e se isso lhes interessa, lêem o resto do artigo. Em outros casos as ilustrações resignificam o texto, ou explicam algumas passagens.

As ilustrações são informações visuais complementares de um texto. Um texto sem ilustração fica pesado à primeira vista, não muita atenção, e o leitor pode não querer ler. 

Saiba mais sobre a importância do texto.

“Uma ilustração é uma representação gráfica ou pictórica usada para descrever ou acompanhar com uma imagem uma história, um romance, uma poesia ou para apoiar um texto informativo. Eles são usados ​​em quadrinhos, jornais …”

Marcado com ferro quente com caneta do designer, o leitor pode se concentrar nos detalhes do texto, defendendo a causa do autor. Durante uma pausa, a imaginação do leitor pode costurar, projetar-se na história. Quando a leitura termina, mesmo anos depois, uma simples olhada nessas ilustrações leva você de volta ao cerne da história.

Funções da ilustração:

  • Pontuar e / ou imaginar uma história;
  • Resumir os dados;
  • Adicionar elementos visuais a um texto, sem substituí-lo totalmente;
  • Instruções de esboço;
  • Simbolizar;
  • Incitar  uma emoção.

Formas de ilustração:

  • Publicação de livros: ficção, livros infantis, manuais e manuais técnicos, documentos;
  • Imagens documentais e técnicas: instruções de uso, arquitetura, engenharia, catálogo;
  • A imprensa periódica: caricatura, desenho humorístico, diagrama, mapa;
  • Publicidade: anúncios, cartazes, embalagens (caixas e embalagens), postais;
  • Cartografia

 

Lilina Vezin afirma que as ilustrações têm um papel crucial no aprendizado por meio de textos, inclusive na aquisição de conhecimentos científicos.

A escolha da ilsutração e da função dela no seu texto é crucial para o seu sucesso.

Para entender o papel, a importância e como escolher a ilustração mais adequada para o seu texto, ou mesmo estratégia em redes sociais a Verakis elaborou o “A comida pelo olhar”.

 

Saiba mais

O Ateliê  A comida pelo olhar : desenvolvendo uma identidade visual e escolhendo imagens adequada para o seu argumento e público” faz parte do Projeto #acomidanabocadopovo cujo o intuito é valorizar a comunicação de qualidade no  no setor dos alimentos e da alimentação, através de uma série de projetos, ações e cursos.

“A comida pelo olhar”  consta de aprendizado de estratégicas de comunicação visual voltadas às particularidades do setor dos alimentos e da alimentação.

São 12 horas de imersão prática sobre o tema, sustentadas pela experiência da Verakis em informação e comunicação  no setor dos alimentos e da alimentação.

Este ateliê é ministrado por Beto Nejme, formado em produção de tecnologia em multimídia, estudou direito e artes plásticas, tem larga experiência em publicações veículos impressos de grande circulação como Folha de São Paulo, Veja, Valor Econômico, Época, sobretudo como capista (1300 capas publicadas), ganhador dos prêmios: Society of Newspaper, Universidade de Navarra, Prêmio Esso e da Abril, e Frederico Leonardo, web designer graduado pelo ISTEC de Lisboa, com 20 anos de experiência na área; sócio da agência GOMO desde 2012, localizada no Porto (Portugal) e que conta com desenvolvimento de grandes projetos design para o Agência Regional de Turismo de Centro de Portugal.”

A edição 2021 começa dia 13 de abril. Aproveite a oportunidade!

 

Informações e Inscrições: https://verakis-ensina.teachable.com/p/a-comida-pelo-olhar

 

 

Imagem:  WAYHOME studio