;)
Biodiversidade Brasileira – Sabores e Aromas
Livro desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil, e outras instituições, como apoio ao Projeto internacional “Biodiversidade para Alimentação e Nutrição – BFN” (sigla em inglês), aprovado em 2011.
O livro traz 335 receitas que utilizam como ingredientes de destaque alimentos provenientes de todas as regiões brasileiras. Araçá, Bacaba, Camu-Camu, Fisális, Major-gomes e outras dezenas de nomes que representam toda a diversidade e riqueza do país. Diferentes texturas, cores e sabores são apresentadas através deste livro cheio de inspirações.
Além das receitas, também são disponibilizados um glossário, tabelas com a composição nutricional das espécies citadas, fotos dos pratos finalizados e diversas outras informações relevantes. Confira!
;)
Sociologia da Obesidade – Jean Pierre Poulain
Este livro deve fazer parte da biblioteca dos que se interessam por ciências sociais e alimentação, comportamento social e alimentação, relações entre sociedade e obesidade, a discriminação e estigmazação dos obesos, agenda política, obesidade na pauta político-social, a influência dos lobbies nas políticas de saúde pública (aqui trata-se da diminuição dos indices de corte do IMC), popularização cientifica e alimentação.
A leitura de Jean Pierre Poulain não é simples, frases longas com muitas ideias, mas o conteúdo é muito bom, vasto e interessante.
A revisão técnica para o português é da Dra. Juliana T. Grazini dos Santos, Diretora da Verakis.
;)
Marketing de alimentos para iniciantes
Depois de nove anos formando profissionais, técnicos ou não, para atuarem com base intelectual sólida e contato com a prática do setor de marketing e venda de alimentos, chegou o momento de propiciar o acesso a uma introdução, ou a “um cheirinho” como se diz em Portugal, do que realmente é marketing, e marketing no setor dos alimentos, para aqueles que se veem trabalhando com marketing sem conhecimento dos fundamentos de marketing ou as peculiaridades do marketing no setor dos alimentos. particularidades essas determinadas pelas características dos alimentos enquanto produto e os valores morais, filosóficos, ecológicos, políticos, econômicos e as legislações cada vez mais rigorosas. Os textos são marcados pela espontaneidade e o ponto de vista de cada autor que trabalha efetivamente no setor de marketing e dos alimentos. O objetivo é que se apaixonem pelo marketing no setor dos alimentos, de maneira leve e “saudável”, e que o livro deixe um gostinho de “quero mais”.