22 de June de 2020

Técnicas de comunicação para popularização da ciência

“As questões científicas e tecnológicas dizem respeito a toda a sociedade e não são reservadas a uma elite. A popularização da ciência torna essas questões acessíveis a todos. Mas quais são as técnicas de comunicação usadas na ciência popular?

O princípio das técnicas científicas populares

Colocar a ciência ao alcance de todos requer comunicação apropriada. Sejam usadas em uma apresentação, um artigo, um poster ou um programa, as diferentes técnicas usadas visam chamar a atenção e tornar a ciência compreensível e interessante para os estudiosos. Para serem eficazes, exigem em particular:

Ser conciso: querer entrar em detalhes é um erro, porque muita informação mata informação. Pelo contrário, você deve ser conciso e seguir os principais elementos do tema explicado.

Para simplificar: um público novato não entende vocabulário nem raciocínio científico complexo e desistirá se for afogado em um monte de dados. Discursos, figuras, ilustrações ou diagramas devem ser reduzidos a informações essenciais.

Para dar exemplos: figuras, exemplos e comparações com referências familiares dão uma ideia imediata e concreta.

Usar imagens: o impacto visual é forte e significativo. Fotos, diagramas, imagens e até metáforas ajudam a tornar o conhecimento científico disponível para todos.

Permanecer humano: falar sobre sucessos e fracassos torna a pessoa mais humana e mais acessível.

A anedota

O principal na ciência popular é contar uma história. Relatar um evento engraçado que ocorreu durante um experimento é uma técnica ideal para interessar ao público, pois torna o discurso mais concreto e mais pessoal.

A analogia

Comparar um elemento técnico com algo familiar torna-o mais vivo, mais concreto e mais fácil de entender.

A metáfora

Usada com moderação, a metáfora facilita a compreensão usando um vocabulário simples e concentrando o público no conceito que se deseja explicar.

A fórmula

As fórmulas possibilitam resumir uma ideia em poucas palavras, capturar a atenção imediata do público e marcar seu espírito a longo prazo.

Elementos visuais

Elementos visuais que ilustram uma apresentação oral ou um texto chamam a atenção e facilitam a compreensão. Eles podem assumir a forma de:

  • série de fotos ou vídeos de experimentos científicos;
  • fotos ou imagens em posteres;
  • imagens inseridas em apresentações do PowerPoint: as apresentações são animadas, com poucos textos e com imagens para ilustrar as ideias desenvolvidas.

Humor

Uma pitada de humor torna a apresentação mais leve, mais animada, mais interessante e mais fácil de assimilar.

Popularização da ciência e dicas para se expressar de forma acessível

Existem várias maneiras de tornar sua apresentação acessível aos não iniciados:

  • Usar um exemplo para introduzir uma teoria é mais interessante e capta a atenção muito melhor do que quando se faz o oposto.
  • Ouvir programas científicos no rádio ou na televisão é um bom exercício para se familiarizar com a ciência popular.
  • Ter alguém próximo a você que não entende o assunto lendo ou ouvindo uma apresentação permite testar se é adequado e pode interessar a um público não treinado.
  • Dirigir-se ao público imaginando que estamos conversando com um parente que não é um iniciado inconscientemente nos obriga a focar no essencial, a encontrar as palavras certas e a usar vocabulário simples.

 O objetivo da ciência popular não é ensinar ao público, mas despertar sua curiosidade e fazê-los querer aprender. Essa é a utilidade das técnicas populares de comunicação científica.

Artigo livremente traduzido por completo do site Genium360 em 17 de Junho de 2020.