27 de agosto de 2019

SEGURANÇA DOS ALIMENTOS E SAÚDE PÚBLICA EM PORTUGAL E EUROPA – VERAKIS 2020.

Portugal é um país membro da União Europeia e portanto deve seguir os regulamentos, diretivas, e as decisões do Parlamento Europeu.

No âmbito dos alimentos não poderia ser diferente e Portugal respeita os regulamentos europeus.

« A política de segurança dos alimentos da União Europeia tem como objetivo proteger os consumidores, garantindo ao mesmo tempo o bom funcionamento do mercado único.

Implementada em 2003, esta política centra-se no conceito de rastreabilidade das entradas (por exemplo, alimentos para consumo animal) e das saídas (por exemplo, produção primária, transformação, armazenamento, transporte e venda a retalho).

A União Europeia chegou a acordo quanto a normas para garantir a higiene alimentar, a saúde e o bem-estar animal e a fitossanidade e para controlar a contaminação proveniente de substâncias externas, como os pesticidas. » (https://eur-lex.europa.eu/summary/chapter/food_safety.html?locale=pt&root_default=SUM_1_CODED%3D30)

Durante a  Visita Técnica Alimentos e Alimentação em Portugal da Verakis, visitamos um dos laboratórios da ASAE  (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) que é a autoridade administrativa de Portugal especializada para as áreas de segurança alimentar e fiscalização económica.

Neste laboratório estuda-se a presença de contaminantes, a composição dos alimentos para investigar fraudes,  a fiabilidade dos rótulos alimentares, dentre outros, para promover e manter  a saúde pública em Portugal e o resto da Europa, uma vez que os alimentos têm livre circulação em todo territótio Europeu.

Quer saber mais sobre a gestão da saúde pública em Portugal e Europa ?

Vem com a gente !

A Visita Técnica Alimentos e Alimentação em Portugal da Verakis acontece de 11 a 18 de janeiro de 2020 em Lisboa e região/

Informações e inscrições : verakisbr@verakis.com