04
.
04
.
2020

Recomendações da ANSES (França) sobre alimentos, compras e higiene durante o enfrentamento da pandemia da COVID-19.

Recomendações da ANSES sobre a transmissão da Covid-19 através de alimentos, incluindo cuidados na preparação, consumo e higiene das embalagens.

A ANSES (Agência Nacional de Segurança Sanitária da Alimentação, do Meio Ambiente e do Trabalho, na França) com base nos dados científicos disponíveis sobre as possibilidades de transmissão da doença da Covid-19 por meio de alimentos , publicou recomendações para o enfrentamento da COVID-19, respondenbdo às dúvidas mais frequentes dos franceses.

A Verakis traduziu as recomendações que seguem .

« Os animais da fazenda podem ficar doentes e nos contaminar?

Não há evidências de que os animais de criação e seus alimentos desempenhem um papel na disseminação da Covid-19. A possível transmissão por um alimento pode, portanto, ser causada apenas pela contaminação desse alimento por um paciente ou pessoa infectada pelo vírus, pelo manuseio com as mãos sujas ou pela exposição às gotículas infecciosas emitidos pela tosse ou espirro.

Comer alimentos contaminados pode nos deixar doentes?

Hoje não existem dados científicos que sugiram que o vírus possa nos infectar através do trato digestivo. No entanto, a possibilidade de infectar o trato respiratório ao mastigar um alimento contaminado não pode ser totalmente excluída. Se você estiver doente, você definitivamente deve evitar a manipulção de alimentos e cozinhar para os outros.

Como preparar e consumir suas frutas e legumes?

Após uma compra, antes de consumí-los ou cozinhá-los, você deve lavar bem as frutas e os legumes com água potável. Não use nenhum desinfetante, como alvejante ou detergente, pois poderá ser envenenado se for lavado incorretamente. Não é necessário o uso de vinagre branco para lavar frutas e legumes. Não possui ação virucida. Depois de lavar com água potável, limpar os alimentos com uma toalha de papel descartável ajuda a remover as partículas de vírus. Esses gestos são particularmente importantes quando frutas e vegetais são consumidos crus.

Para vegetais, lembre-se de que é necessário cozinhar apenas a 63 ° C – ou seja, em fogo médio – por 4 minutos para destruir o vírus potencialmente presente. Não faz sentido “cozinhar demais” sua comida, a menos que a receita ou seu gosto pessoal exijam! Para vegetais crus, lavar com água potável é suficiente para reduzir o risco de transmissão por contaminação cruzada – ou seja, risco de transmissão do vírus pelas mãos.

Você pode comer frutas e vegetais crus?

Sim, como mencionado acima, é importante lavar suas frutas e legumes com água potável. Você também pode descascá-los como maçãs ou peras.

Essas regras de higiene também se aplicam às embalagens?

A embalagem pode ter sido contaminada por mãos contaminadas durante o manuseio por uma pessoa infectada (através das mãos, espirros, etc.). Mesmo que o vírus causador da doença não possa sobreviver mais de 3 horas nas superfícies da embalagem, limpar a embalagem com uma toalha de papel descartável e umedecida é uma precaução adicional. Os produtos embalados que não são refrigerados também podem ficar em repouso por três horas depois de trazê-los para casa quando não estiverem frescos. Para alimentos que podem ser armazenados na geladeira, sempre que possível, remova as embalagens extras (por exemplo, caixa de iogurte) antes de armazená-las. Obviamente, as mãos devem ser lavadas cuidadosamente antes e após o manuseio dessas embalagens.

O vinagre branco é eficaz na destruição de vírus nas embalagens?

Estudos demonstraram que o vinagre branco é ineficaz na destruição de vírus em alimentos ou embalagens.

Que precauções devo tomar ao retornar de minhas compras?

Primeiro você tem que lavar as mãos. Mesmo que o vírus causador da doença não sobreviva por mais de 3 horas nas superfícies da embalagem, limpar a embalagem com uma toalha de papel descartável e umedecida é uma precaução adicional. Para alimentos que podem ser armazenados na geladeira, sempre que possível, remova as embalagens extras (por exemplo, caixa de iogurte) e limpe os produtos com uma toalha de papel úmida antes de guardá-los. Lembre-se de lavar as mãos novamente logo depois.

O pão deve ser aquecido ?

O pão é cozido em alta temperatura durante a sua preparação, o que elimina vírus. Os padeiros, como outros profissionais da área de alimentos, estão muito cientes das regras de higiene (lavar as mãos regularmente e / ou usar luvas para servir, usar uma sacola para guardar pão, etc.). Nessas condições o risco de transmissão do vírus é insignificante, portanto não é necessário aquecer o pão.

Se estiver doente, evite manusear pão e preparar comida o máximo possível.

Podemos ser contaminados pela Covid-19 em contato com superfícies contaminadas?

Certos estudos realizados em condições experimentais, longe dos encontrados em nossa vida diária, demonstram que o vírus pode permanecer mais ou menos infeccioso em superfícies inertes. Portanto, o risco de estar em contato com o vírus manipulando objetos que foram contaminados não é teoricamente excluído, mas é baixo. É por isso que é importante respeitar as seguintes regras: não toque em seu rosto durante as compras, lave as mãos quando chegar em casa e depois de armazenar suas compras.

Como se deve limpar superfícies potencialmente contaminadas?

Produtos domésticos comuns são usados ​​para limpar superfícies potencialmente contaminadas (sabão, detergentes, etc.). Se usar alvejante, use este produto com cuidado, pois é altamente oxidante e cáustico para a pele, membranas mucosas e materiais.

O telefone, em contato direto com as mãos e o rosto, teclados de computador, touch pads, maçanetas pode ser um vetor para a transmissão do vírus e deve ser limpo com um produto adequado (por exemplo, lenços desinfetantes compatíveis) com a limpeza de telas sensíveis ao toque, uma toalha de papel embebida em álcool a 70 ° c para materiais compatíveis). »

Fonte: https://www.anses.fr/fr/content/coronavirus-alimentation-courses-nettoyage-les-recommandations-de-l%E2%80%99anses