07
.
04
.
2020

Plataforma online que reúne pescadores, produtores, distribuidores e restaurantes – Protagonismo do alimento nos momentos de crise.

Covid-19 impactou fortemente o mercado de frutos do mar na França. A Proc Sea conecta pescadores e compradores para apoiar o setor.

O setor do pescado nunca enfrentou uma tempestade dessas !

A crise do Coronavírus está atingindo fortemente o mercado de frutos do mar frescos na França.

A proibição de refeições fora de casa, a tendência ao consumo de produtos não perecíveis e todas as incertezas legítimas dos protagonistas da cadeia, levaram a uma queda acentuada nas vendas. Os principais leilões pesqueiros na França perderam + 65% do seu volume de vendas.

Durante a semana de 16 a 21 de março, os preços médios do pesacdo perderam 30% em comparação com a mesma semana de 2019. Durante a semana de 9 a 14 de março (semana 11), o declínio foi contido em 16%. Em todos os leilões franceses fora do Mediterrâneo, o volume de sardinha vendida diminuiu 88% entre as semanas 10 e 12 e 28% em valor.( https://www.usinenouvelle.com/article/covid-19-sans-debouches-suffisants-la-filiere-peche-plonge.N945696)

Muitos atores do setor do pescado estão se mobilizando e se organizando para resistir a essa crise: por um lado, os pescadores e os produtores estão tentando criar uma organização excepcional para fornecer produtos frescos, e isso apesar das dificuldades; por outro lado, os peixeiros, os compradores da grande distribuição e os restaurantes, ainda em atividade, buscam novas fontes de suprimento para continuar a atender às famílias francesas e / ou propor novas soluções de entrega, e tentam sensibilizar seus clientes sobre a importância de consumir produtos frescos e locais.

A Proc Sea (uma plataforma online para profissionais que reúne pescadores, peixeiros e produtores – https://procsea.com/fr/ está tentando, em sua própria escala, ajudar o setor, conectando os 40 pescadores e produtores ainda ativos em sua plataforma digital, com peixeiros, supermercados e restaurantes ainda em atividade para energizar o setor pesqueiro francês. A plataforma pretende dar visibilidade aos suprimentos durante a crise do Coronavírus, disponibilizando um feed de notícias “Fish Actu Marée” em seu blog para informá-los diariamente, no final do dia, das tendências do mercado: barcos ativos, aberturas de leilão, volume de desembarques, etc.

Fonte: https://www.agro-media.fr/actualite/covid-19-la-filiere-peche-propose-une-plateforme-pour-les-approvisionnements-41154.html?utm_source=ActiveCampaign&utm_medium=email&utm_content=La+quotidienne+agroalimentaire+-+Actualit%C3%A9s+du+jour&utm_campaign=AGRO-MEDIA+-+Newsletter+Quotidienne