16
.
08
.
2021

O químico e o alimento que a gente come

Um químico estuda as transformações da matéria e suas reações em contato com mudanças de temperatura e pressão, além de interações entre substâncias orgânicas e inorgânicas.

O profissional químico estuda as transformações da matéria e as suas reações quando entram em contato com mudanças de temperatura e pressão, e quando ocorrem interações entre substâncias orgânicas ou inorgânicas.

Ele se interessa pelos experimentos químicos, o estudo de diferentes técnicas, sabe manusear equipamentos apropriados e materiais para auxiliar nos seus estudos e práticas.

Na indústria o químico é responsável pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento de novos produtos.

Em uma linha de produção ele pode supervisionar toda a sua cadeia produtiva, elaborar estratégias para o tratamento de produtos e resíduos e realizar o controle de qualidade de todo o processamento.

No setor de alimentos, esse profissional pode atuar no tratamento de resíduos industriais, análises laboratoriais, pesquisa e desenvolvimento e no controle de qualidade de alguns insumos, como aromas e conservantes, por exemplo.

Seu caminho nesse setor dos alimentos é semelhante ao do farmacêutico e as principais áreas de alimentos que empregam químicos estão relacionadas a massas e panificação, doces, óleos vegetais, conservas de frutas e legumes, aromas, aditivos.

Como alguém se torna um profissional químico ?

O curso de química tem a duração média de 4 anos e no Brasil esse curso é oferecido pelas universidades públicas e privadas, podendo oferecer graduação, bacharelado em tecnologia química e licenciatura em tecnologia química..

Onde trabalha um profissional químico ?

Um bacharel em química pode seguir para carreiras como pesquisa e desenvolvimento, tanto nas universidades quanto em empresas, e em atividades de análise química e controle ambiental.

O bacharel em tecnologia química pode seguir para áreas como P&D, assistência técnica e produção industrial.

Por fim, o licenciado pode aplicar o magistério em ensino médio e superior.

O químico atua principalmente no desenvolvimento de diferentes produtos alimentícios e no setor industrial.

O profissional aplica seus conhecimentos dentro do laboratório em uma escala menor para serem aplicados em escalas maiores.

Como se chama o químico pelo mundo:

– Na França, Le Chimiste;

– Na Itália, Il chimico;

– Na Espanha El químico;

– Em Portugal, O químico.

A química alimentar é o ramo da química que estuda a composição dos alimentos e sua evolução durante a fabricação, armazenamento, preparação e digestão. Ela está interessada em reações químicas envolvendo substâncias em alimentos. São buscadas as reações que melhoram a preservação e certas propriedades (organolépticas, nutritivas, etc.) do produto.

A química alimentar é semelhante à bioquímica, sendo as principais substâncias alimentares os carboidratos, proteínas e gorduras.

A análise química é comumente utilizada no controle de qualidade, para o controle e monitoramento de contaminação1 (química e biológica) e detecção de adulteração.

O objetivo é proteger e satisfazer o consumidor.

Escrito por : Matheus Rodrigues, Embaixador Verakis Conecta, graduando em Engenharia de alimentos pela Unicamp.

Referências:

https://www.iqm.unicamp.br/institucional/hist%C3%B3rico
https://www.guiadacarreira.com.br/guia-das-profissoes/quimica/

Profissionais da indústria de alimentos: competências e limitações

Imagem de Kiselev Andrey Valerevich