6 de julho de 2020

O queijo como protagonista da remissão da crise sanitária na França.

Queijo é assunto sério na França, ainda mais quando se trata do setor que sofreu bastante com o confinamento por causa da Covid-19.

Em 2020 se França está em desconfinamento e começa a se restabelecer do  modo « papel higiênico, macarrão, máscaras… », uma cidade repleta de irredutíveis « Savoyards » ainda resiste, produzindo o queijo « Abundância ».

Ninguém parou de ordenhar as vacas,  ou parou  a produção de massa prensada semi-cozida, prensada por dois meses, para fazer queijo. Também não deixarm de comuniocar comunicar local e nacionalmente sobre a denominação AOP (Apellation d’Origine Controlée / Denominação de Origem Controlada).  Agora é necessário vender os estoques e continuar alimentando a região, como se nada tivesse acontecido. É vital.

A agência de comunicação “La Société Secrète”, que acompanha esse cliente há quase dez anos, criou uma campanha, em exibição desde maio de 2020, que consta de quatro episódios bem-humorados.

A série, coproduzida por Raphaël Martin e Alban Nieroz, é intitulada “Ah Bon! ”, e tem o formato de um programa de ficção real, que conta a história da vocação do produtor de queijo : Loïc, um jovem Lyonnais que quer embarcar na produção de queijo Abundância,  após uma conversa com Manu, produtor. Compartilhando segredos de fabricação em caminhadas nas pastagens alpinas, Loïc, o aprendiz, terá que lutar com Manu, o produtor para provar que é feito para este trabalho. Um filme extremamente documentado, fonte de informações sobre o produto, o “terroir”, suas vacas e a vida dos os produtores.

Confira ! Nada que a tradução no Youtube não permita entender.

 

Fonte: http://www.influencia.net/fr/actualites/media-com,pas-manquer,bon-web-serie-decalee-rit-avec-abondance,10314.html

 

Foto: Le Dauphiné Libéré https://cdn-s-www.ledauphine.com/images/BB78309B-2E8C-4EA3-8A64-A67E65A11A78/FB1200/photo-1591806170.jpg