9 de julho de 2020

“O que te alimenta ?” – Arte, dança, expressão e terapia.

“O que te alimenta” é um concurso de vídeo dança, que tem o intuito de tratar da « relação entre corpo e alimentação em tempos de quarentena » por meio da dança, enquanto forma de expressão, arte e terapia.

Este concurso é fruto da parceria entre Denise Matta, bailarina e diretora da Cia de Dança Abrindo Portas e do IMARP  (Mostra Internacional de dança – Imagens em Movimento, na cidade de Ribeirão Preto/SP) ; João Pirahy,  bailarino e diretor do Coletivo dos Sonhos na cidade de São Paulo/SP ;Sônia Carvalho por meio “Nutrir de que”, e a Verakis por meio do Projeto de Popularização e Humanização do conhecimento técnico, científico e empírico : « Como eu danço, como eu como».

Este concurso fundamenta-se nas palavras da nutricionista Sonia Carvalho sobre o fato de que:

« Nossa relação com o alimento é baseada na nossa cultura, história familiar e autoconhecimento, e nos tornamos mais fortes e menos suscetíveis a imposição externa quanto mais fortes forem nossos alicerces culturais, intelectuais e emocionais.

Modismos sem fundamentos culturais e científico, imposição de padrões corporais e forte apelo da indústria podem trazer angústia e desconforto quando pensamos em nos alimentar.

Transformamos algo sagrado em partículas que chamamos de de nutrientes. Esquecemos da nossa história social e familiar.  Nossa memória afetiva alimentar diz muito sobre o nosso presente. Como foi a nossa primeira experiência com a fase oral?

A relação com o alimento vem desde o plantio, transporte, transformação pela indústria, compra, preparo, cocção, onde comemos, com quem comemos e como comemos. O movimento e o alimento sempre estiveram juntos. Mastigação, digestão, excreção, fezes, intestino preso, diarreia, vômito…”

 

Poderão participar qualquer pessoa que atua na área cultural ou que trabalha com vídeo dança com trabalhos realizados de até 1 minuto com o tema: “O que te alimenta?” e que sejam maiores de 18 anos (se houver um menor, por favor mandar uma carta de autorização do responsável e direitos autorais de uso de imagem).

 

O período de inscrição dos trabalhos é de 09 a 31 de julho de 2020, pelo link : https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScLQCYqDGeuQnX3nKCt3_K6rwZeovZJPsC3h8bNkXRFfxCR6A/viewform

Inspire-se e mande seu vídeo ! Além de você contribuir com a expressão de relação do Homem com a comida, você ainda pode ter sua obra divulgada internacionalmente.

Foto de destaque: Pexels