25 de agosto de 2021

O profissional de Marketing e o alimento que a gente come

O profissional de marketing tem a função de exercitar, planejar e executar a construção das marcas, com o propósito de criar trocas satisfatórias entres os consumidores.

Ele analisa o mercado, estuda as ferramentas de planejamento, realiza ações de relacionamento com os clientes, utiliza novas tecnologias de desenvolvimento para produtos e serviços, possui modelos de distribuição e acesso, faz a precificação de acordo com a oferta e demanda e tem ótima capacidade de comunicação.

A principal função do marketing é gerenciar o nível, a velocidade e a composição da demanda, baseados nas análises de comportamento dos clientes para se traçar as devidas estratégias.

No setor de alimentos o profissional deverá realizar uma conexão entre o produto alimentício na qual se quer vender e o seu consumidor, através do estudo do mercado de alimentos, da cultura e hábitos regionais e entender quais serão as tendências das pessoas em seus estilos de vida.

E também participar das campanhas de comunicação, traçar o design das marcas e montar uma estratégia de vendas para aumentar a lucratividade das empresas.

Como alguém se torna profissional em Marketing ?

O curso de Marketing tem a duração média de 4 anos e é oferecido pelas universidades públicas e privadas, escolas de negocios, podendo formar bacharel ou tecnólogo.

Onde trabalha um profissional de Marketing ?

O profissional pode atuar em estratégias mercadológicas, trabalhando com as vendas dentro das empresas, com endomarketing, na realização do engajamento interno das empresas, com marketing digital, utilizando-se de sites e redes sociais e com empreendedorismo, criando sua própria empresa e atuando como consultor, por exemplo.

 

Como se chama o profissional de Marketing pelo mundo:

 – Na França, professionnel ou expert en marketing agroalimentaire;

 – Na Itália, professionista o esperto di marketing agrolimentare;

– Na Espanha, profesional o experto en marketing agroalimentario ou gran consumo;

– Em Portugal, profssional ou especialista em marketing agroalimentar.

 

Quem estuda marketing possui infinitas vias de se direcionar, principalmente hoje no mundo com diferentes mercados. Ela se apresenta como um especialista altamente requisitado pelas empresas, pois é necessário tê-los para criar campanhas e fazer os consumidores adquirirem seus produtos.

Escrito por : Matheus Rodrigues, Embaixador Verakis Conecta , engenheiro de alimentos pela Unicamp.

Imagem de Jozefm84