3 de November de 2022

O entretenimento é uma ferramenta para informar sobre alimentos e alimentação.

Associar o entretenimento, a diversão, a brincadeira e a fantasia no processo de aprendizado ou não aquisição de competências cognitivas, mecânicas ou práticas é quase sempre associado ao ensino infantil. [1]

Com o avançar da idade o aprendizado por meio do entretenimento é deixado de lado e, de forma geral, acredita-se que todo adolescente, adulto, ou idoso adquire capacidades por meio de métodos ditos «  formais » : escuta e leitura.

Enganamos-nos !

Adolescentes, adultos e idosos e  também gostam e precisam aprender por meio de ferramentas  « informais », ainda mais se se tratar de iletrados, atarefados, ou não dispostos ao processo formal de aquisição de conhecimento.

Nas áreas dos alimentos e da alimentação a utilização adequada de métodos lúdicos na transmissão de conhecimentos deixa a desejar ! Basicamente baseamo-nos em folhetos, aulas expositivas, conversas e atualmente redes sociais e muitos vídeos inadequados.

E assim vamos fortalecendo o « mito » de que aprender é para poucos, é chato, é difícil…e vamos distanciando um grande número de pessoas do conhecimento.

Para mostrar a importância da ludicidade na transmissão de conhecimento técnicos e científicos, e inspirar a ciatividade de todos que trabalham na área dos alimentos e da alimentação e precisam transmitir informação e conhecimento, a Verakis desenvolveu o curso Arte Alimento: a comida com arte.

Durante uma semana os participantes participarão de oficinas das sete artes para desenvolver a criatividade, discutir, aprender e vivenciar novas ferramentas para abordar questões sobre alimentos e alimentação de maneiras diferentes, para públicos distintos.

Este curso, em forma de oficinas (muita prática !), acontece todos os anos em Paris.

Imagem: Tula Moraes para Verakis.

[1] MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete lúdico. Dicionário Interativo da Educação Brasileira – Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/ludico/>. Acesso em: 09 de mai. 2019.