22 de fevereiro de 2021

Mentoria Verakis & Mercado em Foco

A cooperação entre empresa e associações pode ampliar na prática os impactos positivos no setor produtivo, a partir da junção de conhecimentos, repertórios, metodologias e expertises para a solução de problemas reais e complexos.

Por isso, em 2020, a Verakis fez uma parceria com o Mercado em Foco, “grupo colaborativo que trabalha de forma voluntária na elaboração de projetos aplicados ao turismo de Campos do Jordão.

Em conjunto foi realizada mentoria online à pequenos negócios do setor de alimentos. A atividade é um processo com foco no desenvolvimento profissional e reflexão crítica sobre a prática, a partir de orientação estruturada.

O que foi feito?

Desenvolvimento de projeto de mentoria de negócios a partir de cooperação técnico-científica para apoio à artesãos culinários em Campos do Jordão.

Qual o objetivo da Mentoria Verakis & Mercado em Foco?

Atuar por meio de cooperação técnico-científica para apoio a pequenos negócios do setor de alimentos em Campos do Jordão em vista de atuação de impacto positivo no setor produtivo e transformação social.

A mentoria é um processo com foco no desenvolvimento profissional a partir de orientação estruturada e com o objetivo de favorecer os participantes a lidarem com os desafios do setor e auxiliá-los na manutenção dos seus negócios como atividades econômicas locais no contexto contemporâneo.

A cooperação entre empresa-associações/escola pode ampliar na prática os impactos positivos no setor produtivo a partir da junção de conhecimentos, repertórios, metodologias e expertises para a solução de problemas reais e complexos.

 

De quem experimentou a mentoria

Rosemar Paula Silva da @trilhosdaserra foi mentorada pela Profª M. Paula de Oliveira Feliciano (Verakis) e Profª Dra Ana Lúcia Rodrigues da Silva (Mercado em Foco) em 2020.

Ela iniciou a mentoria com a expectativa de ” avaliar meu negócio do ponto de vista profissional, tanto no setor financeiro quanto no aspecto de produtos, venda e marketing.”

Ela terminou a experiência com “uma nova visão sobre o trabalho, as possibilidades e pontos de melhoria em todos os processos de produção.”

Ele sugeriu também “que essa possibilidade de mentoria se estenda para outros
profissionais como eu, que são pequenos, mas que tem um projeto de crescimento no
mercado gastronômico.

“Fui convidada a participar de um projeto de mentoria para pequenos empreendedores do
ramo Gastronômico e isso aconteceu em um momento em que eu cogitava abandonar a
carreira e trabalhar com outra coisa, tal a minha insatisfação financeira e falta de perspectiva.Após o segundo encontro, comecei a perceber outras possibilidades, outros caminhos a trilhar e enxerguei o meu negócio com outros olhos.
Ao final dos nossos encontros, já fui capaz de avaliar meus erros, reestruturar meu negócio, planejar todos os métodos de produção, vendas, marketing e refletir claramente sobre o meu futuro profissional.
Parabenizo a Verakis por essa abertura e preocupação com os pequenos produtores e
empreendedores gastronômicos.”

 

Saiba mais sobre a mentoria e curadoria da Verakis e usufrua!