26 de April de 2021

Marketing de Alimentos para Iniciantes no “Papo à Mesa”

O livro Marketing de Alimentos para Iniciantes – com quem realmente faz marketing, foi apresentado no “Papo à Mesa” Verakis de abril, na visão das engenheiras de alimentos Tamiris Monteiro e Thaine Oliveira Gomes. A apresentação e discussão contou com a mediação da diretora do livro, a Dra. Juliana T.Grazini dos Santos.

Tamiris e Thaine, ambas especialistas em Empreendedorismo e Marketing de Alimentos pela Verakis, frisaram que o conteúdo do livro, também usado como manual do curso da Verakis, impactou suas práticas profissionais: “conhecer o seu cliente, criar um produto que atenda às suas expectativas, entregar o que ele precisa e utilizar da transparência para comunicar seu produto”.

Ademais, elas comentaram que são ensinadas algumas ferramentas de marketing como a análise “SWOT”, e aprimoradas as noções sobre estudo de mercado, marketing mix, plano de negócios, dentre outros. Instrumentos, que para elas,  buscam ampliar o olhar para o mercado a fim de criar produtos assertivos, entender as necessidades e desejos do consumidor, observando as tendências e conhecendo os seus clientes.

Elas comentam que o conteúdo contribui para ampliar tanto o nicho de vendas como definir as ferramentas digitais para viabilizar a comunicação do todo.

Em síntese, o livro apresentado interliga o conhecimento técnico das áreas de alimentos e alimentação com o passo-a-passo do marketing realizado por especialistas atuantes nos mercados brasileiro e europeu.

A obra começa com a introdução ao marketing e seus fundamentos no setor dos alimentos e da alimentação, desmistificando vilões, mostrando quais as estratégias e processos para se construir o projeto de marketing respeitando o consumidor. No seguimento são abordadas as tendências e pesquisa no setor de alimentos, o comportamento de compra e consumo de alimentos, gestão de produto e preço, canais de distribuição, estratégia de vendas priorizando-se o relacionamento com o cliente, a utilização do marketing pessoal, e o conhecimento do seu produto.

O livro trata também a comunicação na área de alimentos, marketing digital, gestão de pessoas, a gestão de qualidade e certificações de alimentos que evidenciam a importância da seriedade e identidade da marca a fim de valorizar e “proteger” um produto, fidelizar o cliente e agregar valor ao alinhar a visão da marca à do consumidor, projetando, dessa maneira, o crescimento financeiro da empresa.

Os últimos capítulos incluem importantes temas da comtemporaneidade como : a responsabilidade social e o empreendedorismos no setor alimentar, o pensamento Lean no qual se expõe a simplificação da gestão, redução e conhecimento dos desperdícios, desencadeando, dessa forma, em economia, lucro e produtividade. E por fim, o capítulo sobre a exportação no setor dos alimentos.

A publicação provoca o questionamento, por parte de leitores e profissionais, sobre o que entendemos a respeito da sociedade? Do que ela precisa? O por quê devemos fazer um produto? E o mais importante: para quem?

 

Saiba mais sobre o livro: https://verakis.com/tipos-de-dicas/livros-verakis/

Compre o livro : https://www.amazon.com.br/Marketing-alimentos-iniciantes-Juliana-Grazini/dp/8554670523

 

 

Texto: Ana Clara Lemos de Paula

Curadoria e edição de texto: Paula de Oliveira Feliciano

Edição/popularização científica: Juliana T. Grazini dos Santos

 

Ana Clara Lemos de Paula é graduanda em Gastronomia no Centro Universitário Senac Campos do Jordão e estagiária da Verakis.

Paula de Oliveira Feliciano é mestra em Culturas e Identidades Brasileiras pelo IEB/USP, graduada em Gastronomia e pós-graduada em Docência para o Ensino Superior. Atua como chefe de Projetos Verakis Brasil e como professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Gastronomia no Centro Universitário Senac Campos do Jordão. Em 2018, passou pelo programa de estágio da Fundació Alícia/Espanha, centro de pesquisa em cozinha, sustentabilidade e impacto social. E, em 2019, pelo Observatori d’Alimentació da Universitat de Barcelona (ODELA-UB), acompanhando atividades na linha de pesquisa turismo gastronômico.

Juliana T. Grazini dos Santos – Doutora em Informação e Comunicação/Jornalismo Científico/Popularização Científica pela Universidade de Paris 7(Denis -Diderot), vive há mais de 20 anos na França, onde pesquisa e desenvolve trabalhos de jornalismo científico, popularização da ciência e comunicação nas áreas de alimentos, alimentação e nutrição; presidente da Verakis (França), conceptora e diretora do curso de Especialização em Marketing de Alimentos Verakis (Europa); membro do grupo de estudos de informação ao consumidor do Fundo Francês para Alimentação e Saúde (FFAS) e curadora de cursos na área de alimentos e alimentação na Europa, América Latina e Brasil.

 

 

Imagem : j.chizhe