Fridgescaping é a contração de “geladeira” e “paisagismo”. O objetivo desta tendência é fazer da sua geladeira uma aliada estética que fará você querer cozinhar com mais frequência e de forma mais saudável.
Suas cenouras em um buquê em um lindo vaso de grés, uma gradinha de madeira entalhada, cachos de uvas que ficam ao lado de flores em uma saladeira de cristal, uma linda pintura em miniatura e até um espelho... A ideia é simples, você deve ficar em êxtase ao abrir a porta da sua geladeira, assim como quando abre a porta da sua sala.
Na verdade, a ideia de decorar sua geladeira não é de ontem, mas de 2011. Foi Kathy Perdue, consultora de design americana, quem propôs em seu blog guardar seus alimentos em lindas tigelas e recipientes e arrumá-los bem. A iniciadora desta tendência se surpreende em sua conta do Instagram com o incrível fenômeno que se tornou uma simples ideia mencionada há 13 anos.
E há motivos para ficar surpreso, já que essa tendência agora tem milhões de visualizações no Tiktok, e os frigoríficos competem em criatividade para fazer de sua geladeira uma verdadeira galeria de arte.
Lynzi Judish, uma adepta convicta, leva o conceito ainda mais longe, decorando e redecorando sua geladeira de acordo com um tema. Depois de ter feito sucesso com seu frigorífico (contração de “fridge” e “Bridgerton”), ela retorna com uma geladeira em modo Halloween, inspirada no lançamento do filme Beetlejuice Beetlejuice. Vasos, copos, tigelas, jarras e até um globo de neve: a geladeira da Lynzi ganha tons de preto, branco e verde, e aqui estamos mergulhando direto em um Tim Burton enquanto pegamos nosso manjericão. Ela é esperta porque até faz disso um negócio. Assim, você pode comprar sua geladeira e tentar se tornar um profissional em arquitetura de geladeiras.
Essa “moda”, que espera-se que seja efêmera, sugere decorar o interior da sua geladeira com bugigangas, fotos, guirlandas, que não têm nada a ver ali. E ainda apresentam riscos para a segurança alimentar e a saúde.
“Sujo, não muito ecológico, mas Instagramável: “fridgescaping” causa arrepios na espinha”, segundo a matéria do “Le Figaro” de 01/10/2024.
Em primeiro lugar, ao sobrecarregar o frigorífico com bugigangas de todos os tipos, somos levados ao consumo excessivo dessas bugigangas, e esta decoração movimentada tem impacto na energia consumida pelo próprio frigorífico.
O outro argumento dos detratores é o aspecto da saúde. E por uma boa razão, objetos decorativos como molduras ou vasos de flores, colocados na geladeira, podem introduzir contaminantes (poeira, micróbios, resíduos químicos), aumentando o risco de infecções alimentares sem uma limpeza rigorosa.
Além disso, substituir a embalagem original por recipientes decorativos pode ser problemático.
Os laticínios e produtos cárneos devem permanecer em suas embalagens para garantir seu frescor e evitar o consumo de alimentos vencidos. As carnes cruas, em particular, correm o risco de contaminar outros alimentos, incentivando a proliferação de bactérias perigosas como a salmonella, por exemplo.
Image: Free Pik