5 de abril de 2021

Ferramenta para detectar notícias falsas sobre segurança de alimentos

O primeiro lugar prêmio da EFSA /@EITalumni #Hackathon para o ‘Projeto de uma solução #AI para detectar notícias falsas’ foi atribuído a Equipe Asclepium Oracle –
da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB).

O sistema desenvolvido pela equipe de pesquisa da UAB usa ciência de dados para detectar e priorizar notícias falsas com base no corpus de opiniões científicas da EFSA.

Aproveita os dados científicos para detectar notícias falsas na imprensa, fazendo a distinção e separando a notícia do clickbaiting por meio de uma nova metodologia baseada em técnicas de análise de coincidências em textos e casamento de padrões.

Estes algoritmos e técnicas de detecção de padrões são combinados com a validação das notícias, proposta pela EFSA, por uma equipe de especialistas em comunicação e segurança alimentar, de forma a fornecer uma pontuação final da fiabilidade de cada notícia.

Os pesquisadores  do projeto da área de segurança alimentar  são Jordi Serratosa, Elena Jacas, Olga Pijoan, Andrea López, Eduard Grau e Carolina Ripollés; da área de inteligência artificial Remo Suppi, Álvaro Wong e Edwar Macias; e da área da comunicação Santiago Tejedor, Cristina Pulido e Diana Sanjinés.

 

Estamos ansiosos para conhecer melhor a ferramenta e esperançosos!

 

Fonte: https://twitter.com/EFSA_EU/status/1372861911646285824