Objetivo:
Discutir sobre soberania e segurança alimentar na Espanha e U.E. e conhecer projetos políticos, sociais e de investigação sobre o tema.Direção:
Juliana T. Grazini dos Santos - Doutora em Informação e Comunicação/Jornalismo Científico/Popularização Científica pela Universidade de Paris 7(Denis -Diderot), vive há mais de 20 anos na França, onde pesquisa e desenvolve trabalhos de jornalismo científico, popularização da ciência e comunicação nas áreas de alimentos, alimentação e nutrição.
Coordenação:
Maria Clara Prata Gaspar de Moraes é professora associada na Universidade de Barcelona, Doutora em Sociologia pela Universidade de Toulouse Jean-Jaurès (França) e Alimentação e Nutrição da Universidade de Barcelona, Mestre em Ciências Sociais aplicadas à Alimentação na Universidade de Toulouse Jean-Jaurès, Bacharel em Nutrição Humana, e desde 2010 é membro do Observatório de Alimentos (Universitat de Barcelona) e do CERTOP (Université de Toulouse).
Tutoria:
Paula de Oliveira Feliciano - Mestre em Culturas e Identidades Brasileiras pelo IEB/USP, graduada em Gastronomia e pós-graduada em Docência para o Ensino Superior pelo Centro Universitário Senac. Chefe de Projetos Verakis Brasil e Gerente Internacional Verakis. Atua há 10 anos como professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Gastronomia no Centro Universitário Senac Campos do Jordão, onde leciona disciplinas relacionadas à regionalismo, pesquisa de ingredientes e sustentabilidade. Foi bolsista no programa de estágio da Fundació Alícia/ Espanha, centro de pesquisa em cozinha, sustentabilidade e impacto social e estagiária no Observatori d'Alimentació da Universitat de Barcelona (ODELA-UB), desenvolvendo atividades na linha de pesquisa Turismo Gastronômico.
Para Quem:
Profissionais, estudantes e amadores das áreas de alimentos e alimentação, sensíveis e engajados com a alimentação do futuro.Diferencial:
Em cada visita, acompanhada por tutores que orientam o grupo quanto ao conteúdo técnico abordado e fazem as traduções necessárias, se conhece os profissionais e a filosofia das empresas/instituições, assim como se conhece os fundamentos de um projeto ou serviço, se observa as ações desenvolvidas, e no final, é promovida uma discussão sobre o tema.Faz parte do programa:
- Restaurantes sociais;
- Fundação Alícia (gastronomia sustentável);
- Mercados catalães;
- Ações públicas em SSAN;
- Observatorio de la Alimentacion (ODELA) - Campus Alimentacion, Universitat de Barcelona;
- Hortas Urbanas;
- Produção Sustentável de Alimentos;
- Gestão do aproveitamento e desperdício de alimentos;
- Ações de promoção da SSAN para grande público (escolas, mídias, etc);
- Desafios contemporâneos da Segurança Alimentar e Nutricional.
48h
Mínimo 7 e Máximo 10.
Espanhol, Inglês. (Com tradução para o português)