Ateliê

A comida pelas palavras

De 11/08/2020 à 25/08/2020
CURSO ONLINE

O Ateliê online ” A comida pelas palavras: Escrevendo e argumentando de forma correta para seu assunto e seu público” faz parte do Projeto #acomidanapocadopovo cujo o intuito é valorizar comunicação no setor dos alimentos e alimentação, através de uma série de projetos, ações, cursos e formações de popularização científica.

A ideia do ” A comida pelas palavras” é ensinar técnicas de redação para Web  voltadas às particularidades do setor dos alimentos e da alimentação.

São 9 horas imersão prática, sustentadas pela experiência da Verakis em informação e comunicação sobre alimentos e alimentação: 5 horas de contato com a nossa facilitadora/jornalista, e 4 horas de atividade de monitorada.

Este ateliê é ministrado por Fernanda Pompeu, redatora, blogueira e facilitadora de oficinas de texto, trabalha, há 40 anos, com roteiros, textos jornalísticos, publicitários e literários. Hoje tem como projeto principal o Acelera Texto – cujo objetivo é ajudar as pessoas a escrever melhor nas mídias sociais. www.aceleratexto.com.br

 

Direção

Juliana T. Grazini - Doutora em Informação e Comunicação/Jornalismo Científico/Popularização Científica pela Universidade de Paris 7(Denis -Diderot), vive há mais de 20 anos na França, onde pesquisa e desenvolve trabalhos de jornalismo científico, popularização da ciência e comunicação nas áreas de alimentos, alimentação e nutrição.

 

Cordenação

Paula de Oliveira Feliciano -  Mestre em Culturas e Identidades Brasileiras pelo IEB/USP, graduada em Gastronomia e pós-graduada em Docência para o Ensino Superior pelo Centro Universitário Senac. Chefe de Projetos Verakis Brasil e Gerente Internacional Verakis. Atua há 10 anos como professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Gastronomia no Centro Universitário Senac Campos do Jordão, onde leciona disciplinas relacionadas à regionalismo, pesquisa de ingredientes e sustentabilidade. Foi bolsista no programa de estágio da Fundació Alícia/ Espanha, centro de pesquisa em cozinha, sustentabilidade e impacto social e estagiária no Observatori d'Alimentació da Universitat de Barcelona (ODELA-UB), desenvolvendo atividades na linha de pesquisa Turismo Gastronômico.

Para quem:

Empreendedores, profissionais, especialistas, pesquisadores e estudantes das áreas de alimentos e alimentação, que se interessam por comunicação e se preocupam com a informação que chega ao seu público.
Certificação internacional: Verakis

Conteúdo:

  • Escolha do tema.
  • Legitimidade do conteúdo.
  • A quebra de paradigmas com as tecnlogias digitais.
  • Para o consumidor e o público já não há distinção entre o mundo analógico e o digital.
  • Mudança de mentalidade. Baixar e usar um app é fácil. Abandonar a forma de pensar do mundo impresso (Gutenberg) é bem mais difícil.
  • Semelhanças e diferenças entre o texto impresso e o texto digital. Maior semelhança: o texto segue sendo o rei da comuniação; Maior diferença: o texto perdeu a coroa de rei da comunicação.
  • Escrever para as mídias sociais: cada mídia tem uma caracterítica e cada pessoa tem percepções diferentes acerca delas. Qual a melhor mídia para você?
  • Especificidades de posts para Facebook Página Face Instagram Twitter LinkedIn
  • A entrada em cena do WhatsApp e Telegram.
  • O texto propriamente dito.
  • O estilo propriamente dito.
  • Técnicas de postagem . Conteúdos de valor. . Chamado à ação. . Respostas aos comentários. . Afetividade nos relacionamentos.
Horário:
17h - 18h
Vagas:
Mínimo 05 e Máximo 10
Idioma(s):
Português
Fechar Interessado? Envie sua mensagem

Interessado? Envie sua mensagem: