27
.
03
.
2020

CUIDADOS NA COZINHA DURANTE A PANDEMIA COVID-19

Especialista em doenças infecciosas esclarece dúvidas sobre a preparação de alimentos em tempos de Covid-19, com ênfase em higiene básica.

Muitas pessoas estão preocupadas com as condutas na cozinha com medo de serem infectadas pela Covid-19 por meio dos alimentos.

O Organização Mundial da Saúde afirmou que não existe nenhuma evidência de que a Covid-19 seja transmitida pelos alimentos diratamente, mas podem manter-se nas embalagens.

Como a preocupação dos consumidores é grande, Nora Bouazzouni redatora do movimento “Lo Fooding” na França, entrevistou o professor Alexandre Bleibtreu, especialista em doenças infecciosas do hospital Pitié-Salpêtrière, em Paris, que a Verakis traduziu para os seus leitores.

« Enquanto algumas pessoas lavam seus vegetais com sabão de Marselha e não se atrevem a comprar pauzinhos, outras trouxeram sacolas plásticas … Como cozinhar para si e para outras pessoas na época do coronavírus? … (Spoiler: lave as mãos.)

A cozinha, com ou sem luvas? Luvas não são necessárias.

Limpeza pesada de vegetais antes de cozinhar? Uma lavagem com água é suficiente, o cozimento elimina todos os vestígios de vírus.

Vegetais crus, tudo bem? Sim, você pode lavá-los e descascá-los como sempre, desde que tenha lavado as mãos.

Toalhas de chá, toalhas, esponjas … para banir? Não, basta lavar as mãos quando chegar em casa. Quanto ao resto, faça como antes!

Cortar queijos e presuntos, é arriscado? Nem um pouco.

O pão tocado pelo padeiro, deve ser colocado na torradeira em casa? Não, é inútil.

Que precauções devem ser tomadas em caso de entrega? Gestos de barreira clássicos.

E se tivermos sintomas, colocamos uma máscara para proteger o entregador.

E no supermercado ou em uma loja? No supermercado ou em outro lugar, respeitamos os gestos de barreira. Não há necessidade de usar uma máscara ou luvas FFP2.

Caixas, sacos plásticos, sacos de papel? Não mude seus bons hábitos!

Cartão de crédito ou moeda? Não faz diferença, já que você lava as mãos quando chega em casa.

O seu prato principal? Pangolim assado … estou brincando, é claro. »

Resumindo : é importante manter os gestos básicos de higiene e criar barreiras de contato.

Fonte : https://lefooding.com/fr/plat-de-resistance/lecon-de-conduite-culinaire-par-alexandre-bleibtreu-infectiologue?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=Coronavirus&utm_content=Itw%20infectiologue&mc_cid=9e42f65e8b&mc_eid=afae800fe2