2 de June de 2020

Alimentos no Planeta Vermelho?

Além de ‘pandemia e Covid-19’, há outros temas que têm sido discutidos na atualidade: um deles é o cultivo de vegetais em Marte.

Aqui na Terra uma equipe brasileira de pesquisadores, a Habitat Marte, decidiu simular as condições para a estadia humana e para a produção de vegetais e outros alimentos no “Planeta Vermelho”. As simulações tiveram início em 2019 e ainda estão em andamento, assim como os experimentos do projeto EDEN ISS (em inglês, sigla para Estação Espacial Internacional), que acontece na Antártida e é liderado pelo centro espacial alemão chamado Deutsches Zentrum fur Luft – DLR.

 O objetivo inicial do projeto era de testar a possibilidade e o desempenho das produções vegetais em um ambiente hostil, tanto para as plantas quanto para os seres humanos.

Após um ano de cultivo de vegetais sob luz artificial, em uma estufa sem solo, os resultados surpreenderam. De acordo com artigo publicado pelo CanalTech em 2019, os pesquisadores “conseguiram uma colheita grande o suficiente para não só alimentar, como melhorar o bem estar e o humor da equipe de inverno da estação de pesquisa Neumayer-Station III, do Instituto Alfred Wegener de Pesquisa Polar e Marinha, que também estava por lá. E o melhor: tudo foi feito com muito menos energia do que o esperado.” Segundo Paul Zabel, um dos pesquisadores, foram produzidos 268 kg de alimento em cerca de 12,5 metros quadrados e em menos de 10 meses. Cerca de 50 kg de tomate, 67 kg de pepino e 117kg de alface.

Em outro artigo, agora publicado pelo blog Scientific American, a informação é de que “essa potencial colonização é o motivo pelo qual os estudantes de astrobiologia de Villanova iniciaram o projeto Mars Gardens, investigando quais plantas e vegetais podem crescer no simulador de solo marciano (MSS) rico em óxido de ferro. Mais de 45 tipos diferentes de plantas foram testados desde o início do programa em 2017, inclusive testes incluindo lúpulo e cevada.”

Os resultados dos experimentos têm sido mesmo surpreendentes, mas será que a ideia é realmente viável? 

Considerando o cenário atual, em plena pandemia, tivemos a chance de repensar certos hábitos e perceber que nossas ações estavam degradando o planeta a uma velocidade maior do que imaginávamos. Poucos dias de confinamento nos mostraram que apesar do vírus que circulava, esse foi o momento em que o planeta mais respirou nas últimas décadas.

Temos um planeta inteiro para recuperar. Será que estamos prontos para colonizar mais um?

_______

Artigo Canal Tech consultado em 02 de junho de 2020.

https://blogs.scientificamerican.com/observations/how-to-grow-vegetables-on-mars/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=today-in-science&utm_content=link&utm_term=2020-05-11_top-stories

_______

Imagem de Richard Reid por Pixabay