21
.
08
.
2020

A surpreendente história de alunos e a valorização de terras agrícolas

Alunos do ensino médio investigam um projeto de parque recreativo que pode extinguir terras agrícolas próximas de suas casas. Documentário "Douce France" conta essa história.

Uma experiência imaginada por três professores (geografia, ciências da vida e da terra, ciências sociais e econômicas) do ensino médio nos subúrbios de Paris, em Seine-Saint-Denis, um dos departamentos mais pobres da França, guiou Amina, Sami e Jennyfer, alunos destes três professores, com seus colegas, na investigação de um gigantesco projeto de parque recreativo que envolvia a extinção das últimas terras agrícolas perto de suas casas.

O resultado desta investigação, que tinha como objetivo mostrar, aos estudantes desfavorizados, a importância da agricultura, o caminho e processos que fazem com que os alimentos cheguem aos nossos pratos, e as articulações políticas e financeiras que nos submetem aos riscos ambientais, é o documentário “Douce France”, estreado 2 de maio, durante uma sessão de e-cinema, e que sai nas salas de cinema francesas em janeiro de 2021.

“Douce France” conta a surpreendente história de alunos do ensino médio dos subúrbios de Paris, que investigam um dos maiores parques de lazer da Europa que seria construído na última fazenda perto de suas casas. Eles nos levam em suas buscas, de suas vizinhanças até a Assembleia Nacional, encontrando fazendeiros ou incorporadores imobiliários em seu caminho.

Este western moderno conta a história da reconquista de um território por jovens muitas vezes marginalizados, um caminho alegre que mostra que outro modelo de sociedade é possível!

“Douce France”, é a concretização de um projeto de sensibilização de jovens, de maneira concreta e engajada. Além da exibição do filme, a equipe envolvida organizará debates por toda França.

E se saíssemos de círculos convictos para falar sobre ecologia ou produção de alimentos de outra maneira ?