07
.
06
.
2022

A história da humanidade relatada em 6 copos

Tom Standage's book "História do Mundo em 6 Copos" explores humanity's history through 6 key beverages.

Tom Standage, jornalista britânico, inicia o seu livro livro “História do Mundo em 6 Copos” lembrando que a sede é mais mortal que a fome, e que somente o ato de respirar é mais importante.

Ele menciona como os primeiros homens, há dezenas de milhares de anos, viviam nas proximidades de rios e lagos para garantir o suprimento básico de água fresca.

A água determinou o progresso da humanidade e as bebidas surgidas nos últimos 10 mil anos moldaram nossa história.

As bebidas têm sido empregadas como moeda, em rituais religiosos, como símbolos políticos ou de classe e, ainda, de inspiração filosófica e artística. Utilizadas para celebrar nascimentos, homenagear os mortos, estabelecer e fortalecer relações sociais; para estimular o sentido ou entorpecer a mente; para conter remédios ou venenos.

Assim como os arqueólogos dividiram os períodos históricos com base na utilização de materiais, também é possível dividir a história do mundo em períodos dominados por certas bebidas. Especificamente seis bebidas, cerveja, vinho, destilados, café, chá e cola.

Tom Standage divide seu livro em capítulos conforme as bebidas que determinaram algumas passagens historicas da humanidade como: “A cerveja na Mesopotâmia e no Egito”, “O vinho na Grécia e em Roma”, “Destilados no período colonial”, “O café na idade da razão”, “O chá no Império Britânico”, “A coca-cola e a ascensão da América”.

Autor : Profa. Dra. Milene Gomes, Engenheira de Alimentos, Coordenadora do Curso de Engenharia de Alimentos da Unversidade do Agreste de Pernambuco – UFAPE.

Essa é a primeira parte da apresentação feita por Milene Gomes, sobre o livro “História do Mundo em 6 copos”, do autor Tom Standage no “Papo à Mesa” da Verakis.

O livro foi apresentado pela Profa. Dra. Milene Gomes (Coordenadora do Curso de Engenharia de Alimentos da Unversidade do Agreste de Pernambuco – UFAPE) no Papo à Mesa da Verakis, no dia 21/05/2022.

A apresentação também foi redigida e será publicada no blog da Verakis em 7 partes.

Revisão: Ana Caroline
Edição: Juliana Grazini

Imagem: Iryna Kuznetsova