18 de agosto de 2021

O biólogo e o alimento que a gente come

A biologia é a ciência que estuda a vida e inclui um amplo espectro de filiais de estudo.

O biólogo é o profissional responsável pelo estudo das mais variadas formas de vida existentes. Ele observa origens, desenvolvimentos, funcionamentos, reproduções e relacionamentos dos seres vivos com o meio ambiente em que vivem e pode ser um profissional técnico e pesquisador em instituições ligadas ao meio ambiente e em laboratórios.

O setor alimentício engloba diversos tipos de atividades, e, portanto, emprega profissionais de diferentes graduações, como o biólogo.

A área de microbiologia de alimentos, área da biologi,a engloba estudos relativos aos micro-organismos importantes para garantia da inocuidade dos alimentos, bem como sua vida útil, processamento de produtos tradicionais e desenvolvimento de novos produtos alimentícios, com atributos sensoriais adequados a diferentes públicos consumidores.

Destaca-se ainda como atividade de um biólogo o desenvolvimento de produtos com alegações funcionais e de promoção da saúde, como os probióticos e prebióticos.

A cadeia produtiva de alimentos identificou que sua produção implicava em muitos impactos ambientais. De acordo com pesquisas, o consumidor tem optado, cada vez mais, por alimentos saudáveis e que tenham base sustentável. E o biólogo  pode apresentar importantes contribuições no gerenciamento de resíduos e promover o desenvolvimento de iniciativas que envolvam toda a cadeia produtiva.

 

Como alguém se torna biólogo ?

Para se tornar um biólogo, é necessário fazer uma graduação em Biologia / Ciências Biológicas. O curso pode ser encontrado nas habilitações bacharelado (com foco no mercado de trabalho) e licenciatura (voltado para a formação de professores), e dura em média 4 anos.

Onde trabalha um biólogo ?

O biólogo, pode exercer atividades como elaboração de análise e diagnóstico laboratorial, vistoria, avaliação, arbitramento, laudo, parecer técnico, relatório técnico, auditoria, produção técnica ou especializada, multiplicação, padronização, mensuração entre outros.

 

Como se chama o biólogo pelo mundo ?

Na França, Biologiste ;

– Na Itália, Biologo;

– Na Espanha, Biólogo;

– Em Portugal, Biólogo.

 

Escrito por Luíz Guilherme Malaquias, Embaixador Verakis Conecta, Cientista de Alimentos, IFSULDEMINAS – Campus Machado.

Fontes:

Microbiologia de Alimentos

https://querobolsa.com.br/carreiras-e-profissoes/biologo?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_keyword=&utm_campaign=DSA_Cursos&gclid=EAIaIQobChMItJzN-4iC8gIViIiRCh2YoAMsEAMYASAAEgIaXvD_BwE

Imagem de geralt